As inovações amigas do motorista moderno

A tecnologia se desenvolve rápido demais e consegue trazer mais conforto e benefícios para o motorista no dia a dia, conheça algumas que já podem fazer parte do seu veículo

O setor automotivo é um dos que mais investem em inovações e tecnologias para seu mercado e, com isso, consegue uma boa resposta do público consumidor. Ainda não temos um carro que voa, como naquele desenho futurístico Os Jetsons, mas temos tecnologias o suficiente para evitar acidentes, ajudar em manobras complicadas e, ainda, deixar que sua chave controle quase tudo no veículo.

Você irá conhecer algumas dessas inovações surpreendentes, quais são as possibilidades de compra e, também, quais são os veículos que já contam com esses itens de série. O futuro pode estar mais perto do que você imagina e cada vez mais possibilitará ao homem segurança, conforto e acessibilidade.

1- Chaves inteligentes: controlar a velocidade, aumentar o volume do som e dos avisos sonoros, dar partida e destravar o carro. Tudo isso é possível com a MyKey, um modelo exclusivo da Ford. Se antes você precisava colocar a chave na tranca, hoje não precisa mais. Ela é equipada com uma antena interna fixa nas maçanetas, que proporciona todas essas utilidades através da chave eletrônica. A Ford afirma que essa tecnologia veio para ajudar os novos motoristas e seus pais.

Ela funciona a partir de radiofrequência e pequenos receptores internos, tanto da chave quanto do carro. Ela também é capaz de avisar que a reserva de combustível está ao fim e que o motorista deve colocar seu cinto. A Ford já disponibiliza a MyKey para os modelos Edge, Fusion, New Fiesta e Novo Focus. Até existem outras fabricantes, mas a mais completa é a da Ford.

2- Park Assist: esta é uma das tecnologias que mais auxiliam o motorista, seja porque ele é inexperiente ou por estar com pressa e não prestar muita atenção. Como o nome sugere, ele é um assistente de estacionamento e pode, praticamente, estacionar seu carro sem a sua ajuda. Essa é uma inovação de vários veículos, como o Ford Fusion, o Range Rover Evoque, o Volkswagen Tiguan e o Volvo V40. Apesar de ser inovador seu carro estacionar sozinho, o sistema ainda não é 100% livre de falhas, pode ser que você tenha que interferir um pouco na manobra, segundo alguns testes. Mas a tecnologia já está presente nas montadoras e promete ser um item de série em diversos veículos.

3- Detector de fadiga: um dos sistemas mais interessantes de todas as tecnologias presentes no mercado é o Detector de Fadiga. Ele está presente nos veículos Volkswagen e funciona de acordo com a atenção do motorista na hora da viagem. Ela faz um mapeamento de como está sendo a direção e como o motorista se comporta de acordo com velocidade, ângulo do volante e movimento dos pedais. Depois, o computador interno do veículo analisa todos esses dados e dá o veredicto, se o motorista estiver desatento soa um alarme sonoro e um alerta no quadro de instrumentos.

4- Head up display: em livre tradução, head up display significa display de cabeça erguida. E seu funcionamento é ainda mais legal, ele projeta as informações do painel do veículo para o vidro do parabrisa. A projeção é feita a partir de uma fonte de luz que funciona como um raio laser e com a ajuda de microespelhos, as imagens são transmitidas para o vidro.

Essa inovação foi inspirada nos aviões de caça, que transmitem tudo o que é necessário para manter o avião no ar. Para os carros, são projetadas a velocidade, o giro do motor e algumas informações do GPS. O Head Up display está presente na marca BMW Série 5, mas você pode comprar avulso um dispositivo que atua de forma parecida.

5- Caixa preta para carros: mais uma tecnologia inspirada na aeronáutica. A caixa preta para carros é um dispositivo que filma e grava tudo o que está acontecendo no momento da viagem. Ela é ativada com a própria bateria do veículo e assim que você liga o carro ela já começa a funcionar. Atualmente a caixa preta não equipa nenhum carro de fábrica, mas é um aparelho que pode ser encontrado facilmente na internet ou nas lojas automotivas e deve ficar próximo ao retrovisor central do veículo.

6- Retrovisor Tilt-Down: essa é mais uma inovação da Volkswagen, o Tilt-Down pode funcionar em conjunto com o Park Assist. Em tradução livre, Tilt-Down significa “inclinação para baixo” e está associado ao retrovisor do passageiro. Na hora de estacionar, é comum encostar a roda na guia e causar ralados e riscos permanentes, que vão estragar suas rodas.

O Tilt-Down evita justamente isso, ele tem seu ângulo de visão abaixado automaticamente ao engatar a ré, para que o motorista consiga enxergar as guias da calçada. O sistema já está nos carros Polo, Gol, Fox e Voyage, mas entra como item opcional.

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA AUTOMAIS FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Automais © Todos os direitos reservados

Automais na web:

Mudar minha localização