Guarda-corpo

Segurança e design para os ambientes

Como o próprio nome diz, o guarda-corpo tem a função, antes de mais nada, de oferecer proteção para adultos, crianças e animais e, assim, evitar acidentes. Mas, além do fator segurança, ele pode servir como item decorativo do ambiente, como mezaninos, rampas, terraços, varandas e piscinas.

A instalação, independente do ambiente, deve obedecer a rigorosas normas de segurança. A norma NBR - ABNT 9050 trata especificamente desse assunto e os detalhes estão disponíveis no site www.abnt.org.br. Inúmeros processos judiciais se referem à falta de observância nessa questão, quando uma instalação inadequada resulta em quedas e lesões. Ou seja, é preciso contratar uma empresa especializada e certificar-se que os guarda-corpos de sua residência ou estabelecimento comercial serão instalados com profissionalismo e perfeição, por quem tenha experiência neste tipo de serviço.

A falta de instalação correta pode trazer sérias consequências para o dono de uma obra ou até mesmo ao empregador desinformado. Em muitas residências e empresas o produto não é tratado como um item relevante e, em alguns casos, a aplicação irregular não respeita as alturas e espaçamentos mínimos de segurança para cada peça.

Na maioria dos casos, os guarda-corpos são fabricados em metal com colunas verticais e barras horizontais e, muitas vezes, se repete um erro grave ao se buscar apenas o design e não a segurança. Neste produto não é indicada a existência de qualquer desenho que convide uma criança a subir ou também algum animal se ferir por acidente. Deve-se manter o espaçamento de 11 centímetros entre uma barra e outra, sempre na vertical, ou optar por fechamento em vidro. Segurança e design podem andar juntos, prevenindo qualquer risco para suas crianças ou animais de estimação. 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA DECORARQ FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Decorarq © Todos os direitos reservados

Decorarq na web:

Mudar minha localização