Faça você mesmo

A palavra é água

Pequenos ajustes feitos em sua residência podem significar a economia de milhões de litros de água e também de dinheiro. Em tempos de escassez, todo o tipo de economia voltou a ser pauta e muitas mudanças não necessitam de muitas alterações em sua casa, nem de muito investimento. A arquitetura sustentável já é uma realidade e você pode fazer a diferença em nossa sociedade, confira nossas dicas:

ECONOMIZE ÁGUA:

Gotejamento de torneiras é um problema em inúmeras residências e o que o proprietário pode achar apenas algumas gotinhas de água indo embora pelo ralo, podem significar uma economia de centenas de reais por ano – além de água. Para reparar o problema é muito simples e barato, fique de olho.

Troque as válvulas de descarga (parede ou caixa acoplada) para a de duas teclas. Essa é uma mudança simples que pode trazer muita economia. Instale arejadores de água nas torneiras, pois misturando ar na saída da torneira, você torna a água mais volumosa. Isso aumenta o rendimento ao lavar as mãos ou louças.

Uma boa opção para drenagem de água em áreas externas é a utilização do piso drenate. Por isso na construção ou reforma, opte por ele que drena água da chuva ajudando a minimizar o acúmulo de poças e enchentes.

Após a seca que o sudeste brasileiro passou, muita gente criou ‘engenhocas’ para coletar água da chuva sem a necessidade de uma cisterna – que tem muitos benefícios, mas um valor alto. O coletor de água feito com galões de água, reúnem toda a água que desce do telhado pela calha e essa água pode ser usada para lavar carros, jardins, pisos e calçadas. A internet está cheia de ideias, por isso, use a imaginação e mão na massa!

Cisterna – A cisternas já são uma realidade nas novas construções do país. Elas são grandes reservatórios de água pluvial, em sua maioria ficam enterradas, o que reduz a temperatura da água e a probabilidade do desenvolvimento de microorganismos. A ideia é a economia de água tratada e a utilização da água captada pelo sistema para a irrigação de jardins e também para processos de limpeza e utilização nas descargas. Os projetos de cisternas são mais caros, mas o custo benefício é percebido em alguns anos após a instalação, além da imensa ajuda ao meio ambiente. 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA DECORARQ FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Decorarq © Todos os direitos reservados

Decorarq na web:

Mudar minha localização