A era do Home Office

Você já se preparou para fazer o seu?

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Sonho este que está se tornando realidade nos últimos anos. Empresas têm investido na melhor qualidade de vida de seus funcionários, incentivando o trabalho dentro de casa, com poucas idas ao escritório. Tudo isso poupa tempo, dinheiro e tumulto, já que dentro de casa temos tudo que precisamos. Além dos empregados, muitos patrões também trabalham de casa ou até mesmo os freelancers (profissionais que prestam serviços individuais). Mas a questão é, como fazer um home office eficiente e que não disperse você das responsabilidades? Essa e muitas outras dúvidas quem responde é a arquiteta e urbanista Ciça Ferracciú, confira!

 

Decorarq: Qual o local ideal para fazer um home office? 

Ciça Ferracciú: Não há um único local, um home office pode ser bem instalado até numa circulação, se houver espaço para isso. O ideal é que seja um cantinho próximo à uma janela, para que possa ser claro e arejado e, principalmente, para que a pessoa que vai usá-lo possa olhar para fora e ter noção do tempo.

DQ: Dá fazer no próprio quarto?

CF: Claro, mas depende da metragem do quarto. Se for um quarto muito pequeno, talvez não seja possível encaixá-lo. Em alguns casos, quando há necessidade mas falta espaço, pode ser feito até no criado mudo. O ideal, porém, é que o espaço possa ser um pouco maior para ser mais confortável para o usuário.

DQ: Como deve ser a iluminação do local?

CF: O ideal é que tenha muita iluminação natural. Quanto à iluminação artificial, gosto de pensar nesse espaço com uma iluminação mais difusa e uma luminária focada - como uma arandela ou abajur, por exemplo.

DQ: Quais itens são fundamentais para criar um home office?

CF: Os itens importantes são: a marcenaria que deve ser pensada para o uso do espaço – o ideal é ter um gaveteiro, mas no caso de pouco espaço, pelo menos uma gaveta é necessária. A bancada também deve ser pensada em um material que não arranhe e desgaste com o uso do dia a dia. Os pontos de elétrica e iluminação também fazem toda a diferença – além de pontos de tomada, pontos de computador e telefone podem ser necessários em espaço de home office de acordo com a necessidade do usuário. A iluminação difusa é imprescindível para o uso do dia a dia, e também é bom ter um foco de luz para o caso de uso pontual.

DQ: Como planejar este ambiente?

CF: É importante definir onde ficará o home office desde o início do projeto. Dessa forma, os pontos de iluminação e elétrica são adequados ao seu uso. Também é importante saber quais equipamentos serão usados. Um computador all in one necessita de um espaço enquanto o computador com torre precisa de outro.

DQ: Como deixá-lo confortável mas também útil?

CF: Além da marcenaria, a cadeira faz muita diferença. Tanto prática quanto esteticamente. Cada detalhe deve ser pensado para que o home office faça parte do ambiente ao que foi inserindo estando em harmonia com ele mas que não seja só bonito, sem trazer conforto para o usuário. Uma dica para aliar conforto e bom gosto é pensar em detalhes que componham como por exemplo os acessórios de mesa (porta-lápis, porta-papel, etc.) e na própria decoração. 

Não adianta ter uma decoração linda que não tenha os livros que você precisa consultar enquanto trabalha/ estuda. No caso de um estudante que usa livros feios para estudar, alie praticidade com beleza criando prateleiras com portinhas, deixando alguns espaços abertos com decoração e outros fechados em que os livros possam ser guardados.

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA DECORARQ FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Decorarq © Todos os direitos reservados

Decorarq na web:

Mudar minha localização