Um lugar para meditar

Dicas para você criar o seu espaço de descanso em casa

Tem sempre aqueles dias em que nós estamos cansados da rotina, do trabalho intenso, estressados com o trânsito ruim ou com insatisfações pessoais que favorecem, além do cansaço físico, também o mental. Nessas horas tudo o que a gente mais quer é um lugar de paz e tranquilidade para nos afastarmos de tudo isso e ajudar a recarregar as energias, aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e a irritação. E é possível ter um ambiente assim em casa propício para relaxar e desconectar-se dos problemas, seja ele na varanda, jardim ou sala de estar.

Os arquitetos Marcus Paffi e Renata Cipriano, do escritório Cipriano Paffi Arquitetura, e Cris Paola, do Studio Cris Paola, ambos em São Paulo, dão algumas dicas simples de como criar um espaço que tenha esse estilo “goodvibes” dentro da nossa casa, baseado no que eles costumam trabalhar em seus projetos.

No final das contas, o objetivo é sempre usar as ideias de decoração para proporcionar a criação de um ambiente que seja perfeito para meditação, praticar Yoga, ler, ouvir música ou descansar a mente. Então aqui vão algumas dicas dos arquitetos!

Escolha o lugar ideal

O arquiteto Marcos Paffi aconselha que, antes de qualquer coisa, é necessário escolher o cantinho ideal da sua casa que lhe ofereça conforto térmico e acústico. “Sempre recomendo que o morador caminhe por sua casa e procure visualizar o espaço. É sempre importante que seja distante de barulhos, arejado e, se possível, com iluminação natural”, afirma.

Iluminação

Quanto mais perto da luz natural, melhor! O ideal é que o espaço esteja próximo de uma janela ou varanda, até para que tenha uma entrada de ar fresco. Se a iluminação natural não for possível, a arquiteta Cris Paola sugere a instalação de um dimmer. “O recurso permite que a intensidade da luz seja controlada. Caso não seja possível, uma luminária de chão ou um abajur também podem ajudar a solucionar facilmente a questão”, explica Cris.

Tons sóbrios

As cores podem facilmente nos despertar sensações e é por isso que temos que escolher tonalidades para deixar o ambiente mais sereno, proporcionando aconchego e tranquilidade. As paletas mais indicadas são as de tons pastel e também as neutras. “O verde, por exemplo, traz a sensação de equilíbrio e harmonia, e o azul, proporciona serenidade. Ambas as cores fazem uma ótima composição com o bege”, a arquiteta Cris dá a dica.

Móveis e objetos de decoração

A regra número um para criar um espaço zen em casa é não pesar a mão na escolha dos móveis e acessórios de decoração. Aquele ditado de que “menos é mais” vale muito nessa hora! “O ideal é que esse canto seja o mais confortável possível. Assim, sugerimos a escolha de alguns futons, um tapete ou até mesmo uma poltrona”, recomenda Renata Cipriano.

Verde que traz paz e acalma!

Não é novidade por aqui que as plantas, em qualquer lugar, ajudam a purificar o ar, trazem a sensação de tranquilidade e ainda ajudam a renovar as energias do ambiente. “Se além das plantas, for possível colocar uma fonte, o clima ficará ainda mais favorável à meditação, pois som da água corrente colabora para o relaxamento da mente e traz paz”, finaliza Cris Paola.

Com todas essas dicas já dá para você se inspirar e procurar um cantinho da casa para criar o seu lugar de descanso que, com certeza, vai se tornar o seu refúgio preferido no mundo!

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA DECORARQ FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Decorarq © Todos os direitos reservados

Decorarq na web:

Mudar minha localização