Do It Yourself

Quadro tropical com string art de abacaxi

As soluções de decoração econômicas e sustentáveis estão em alta! Por isso, dessa vez buscamos uma ideia de Faça Você Mesmo que é bem prática e descomplicada de fazer: o string art! Essa é uma técnica de arte que possibilita criar inúmeras formas e desenhos usando fios e alguns pregos. A arquiteta e blogueira do Simplichique, Manuela Lopes, trouxe uma proposta muito bacana de criar um projeto do tipo com o tema tropical para incrementar a decoração. Inspire-se nessa ideia e faça o seu também!

MATERIAIS

  • 1 placa de MDF 30x30 cm
  • Fios de lã (amarela e branca)
  • Martelo
  • 31 pregos
  • Lápis
  • Tesoura
  • Papel

 

PASSO A PASSO

1 - Desenhe o formato de um abacaxi em um papel, recorte e posicione bem no meio da madeira.

 

2 - Vá contornando a figura com os pregos. Onde as formas forem em linha reta, como no caso da folhagem do abacaxi, sempre coloque um prego em cada vértice; já nas partes curvas, vá distribuindo os pregos mais ou menos com a mesma distância entre eles. Se você não tem muita familiaridade com o martelo, pode usar um pregador para ajudar a bater sem correr o risco de se machucar.

 

3 - Agora começa a parte mais legal: contornar os pregos com os fios. Primeiro, escolha um deles para começar; prenda a pontinha do fio nele e corte o excesso do nó. Aí, é só começar a passear pelos pregos, respeitando o formato do abacaxi. Dê uma voltinha em cada prego, para ajudar a fixar melhor o fio. Quando chegar no primeiro prego, aquele do nozinho, dê mais uma volta para deixar meu contorno mais cheinho até ter dado a volta completa na silhueta do abacaxi.

  

4 - Feito isso, agora é a hora de preencher a parte de dentro da fruta no sentido de zigue-zague. Quando terminar, faça o caminho de volta para ficar com o fio duplo em cada passada e dar mais destaque ao preenchimento.

 

5 - Para fugir do óbvio e deixar minha string art mais parecida comigo, preferi fazer a folhagem com fios brancos. A estratégia é exatamente a mesma: dê um pequeno nozinho em um dos pregos e vá passando os fios pelos outros; quando chegar no final, faça o caminho de volta até encontrar o primeiro. Nesse caso, fui e voltei com os fios duas vezes cada, ou seja,  quatro camadinhas de fios brancos no total.

 

E ficou pronto o meu quadro tropical de abacaxi com fios de lã. E é claro que depois de tanta inspiração, você já pode escolher um tema tropical e criar o seu próprio string art para decorar a sua casa!

 


Arquiteta
Blog Simplichique
www.simplichique.com.br

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA DECORARQ FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Decorarq © Todos os direitos reservados

Decorarq na web:

Mudar minha localização