Efeito “cheguei”!

De volta aos anos 1980, as luzes de neon decoram os ambientes com muita personalidade.

O vintage moderno virou tendência e os divertidos letreiros em neon, aqueles que costumamos ver nos filmes dos anos 1980, voltaram com tudo! E como se não bastasse toda referência estética daquela época no cinema e na moda, era óbvio que a decoração jamais poderia ficar de fora disso.

Sem dúvidas os luminosos em neon chamam a atenção e - por que não - trazem inovação para os projetos de interiores. Podem ter desenhos diferentes, ícones, frases inspiradoras e formatos que podem ser personalizados de acordo com o gosto de cada pessoa. “Esses letreiros em neon funcionam normalmente apenas para decorar, pois a luz não costuma ser suficiente para iluminar. A ideia é dar uma bossa especial ao ambiente, dar destaque a um determinado espaço”, explicam as arquitetas Luciana Menezes e Graziela Oliveira, do projeto Amigarquiteta, uma consultoria express de arquitetura.

Bom é usar a criatividade para ousar em letreiros coloridos na decoração, com iluminação vermelha, azul ou rosa, por exemplo. Dependendo do visual que se pretende dar ao espaço, pode variar os tons, mas sem exageros para não poluir o ambiente com muita informação, até porque os luminosos são feitos para chamar a atenção.

“Em geral, eles são usados em ambientes comerciais ou espaços mais ‘descolados’, em homeoffices, hometheaters, salas da família, quartos de adolescentes”, destacam as arquitetas. Uma dica é usá-los em cima de cabeceiras ou em algum cantinho estratégico da sala de estar para dar um toque especial e criativo no décor.

O ideal é usar tons parecidos com outros acessórios de decoração para harmonizar o ambiente. Se a decoração do quarto tiver tons mais rosados e sóbrios, invista num letreiro com lâmpada rosa, e deve ser assim também com as outras cores. E aqui vai mais uma dica das arquitetas Luciana e Graziela: “Normalmente, os letreiros de neon ficam bem em espaços com madeira, cimento, tijolos, pedras... É bem ‘eclético’. Às vezes são fixados em quadros, objetos e devem servir como detalhes na decoração".

Em paredes pintadas de tons mais escuros, como preto ou azul, e também aquelas revestidas com papéis de parede, é comum o uso de neon branco para dar um contraste diferenciado. Em decorações mais minimalistas, a tendência dos letreiros em neon também funciona super bem, deixando os espaços ainda mais elegantes numa versão mais clean.

No fim das contas os luminosos em neon acabam se tornando os protagonistas porque os nossos olhos acompanham involuntariamente o brilho e o destaque que esse acessório traz para o ambiente. Então vale apostar numa decoração que seja mais neutra para o décor não ficar desagradável visualmente. Mas vale tudo - com bom senso!

 

Imagens: StoreHouse Home Decor

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA DECORARQ FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Decorarq © Todos os direitos reservados

Decorarq na web:

Mudar minha localização