Arquitetura viva

Ambientes integrados à natureza, a beleza da ornamentação verde e materiais que dão a característica viva deste estilo

Uma casa que interage com a natureza de forma orgânica, design ecológico e a criação de novas estruturas e mecanismos que não prejudicam a natureza. A arquitetura viva visa incluir os elementos da natureza no projeto da casa, bem como as estruturas criadas pelo homem, como antenas de operadoras móveis e outros aspectos que podem influenciar na convivência com o meio ambiente.

Luana Lousa de Almeida é responsável pelo escritório que leva o mesmo nome do estilo, Arquitetura Viva, ela explica que tudo deve ser analisado antes de desenvolver o projeto. “Gastamos terra, água, palha e energia, seja ela elétrica ou humana e criamos um ambiente vivo, pois construções em terra crua são ambientes que respiram”, comenta a arquiteta.

Sobre os materiais, Luana afirma que a matéria é viva, ou seja, são utilizados materiais como terra crua, adobes e super adobes (aquele tijolão que era usado na casa dos nossos avôs), além de ter a preocupação de usar elementos locais ao terreno. Ela ressalta que “existe uma biocompatibilidade entre os materiais, e nosso corpo se sente ‘em casa’ dormindo ou trabalhando num ambiente assim”, ou seja, o grande objetivo da arquitetura viva é integrar novamente o homem à natureza.

Além de colocar a natureza como protagonista nos projetos, o estilo da arquitetura viva é sustentável, pois gera o mínimo possível de resíduos, não há utilização de madeira nem fumaça e possuem um ótimo desempenho termo-acústico. Dentre as tecnologias utilizadas para a elaboração de um projeto estão os espelhos d’água, os telhados verdes (ou vivos, são os que mantêm um jardim sobre o telhado – aumentando a capacidade de refrigeração da casa e obtenção de água da chuva), mini cisternas, painéis fotovoltaicos e inúmeras outras inovações que se aliam ao meio ambiente, ou como a própria Luana contextualizou “se entrarmos a fundo nos materiais teremos um amplo leque a ser explorado”.

A arquitetura viva preza pela integração total entre homem e natureza, trazendo para dentro do lar a sensação constante de estar em contato com o meio ambiente, utilizando a flora local do terreno sem perder de vista fatores climáticos e, também, antropológicos. Tudo é pensado para o bem estar do ecossistema e da humanidade que convive nele.

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA DECORARQ FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Decorarq © Todos os direitos reservados

Decorarq na web:

Mudar minha localização