Velha casa nova

Quando o estilo retrô se encontra com a modernidade

Um apartamento de 235m² de área útil, uma família que adora sofisticação, mas que também vive a nostalgia de outros tempos e um monte de ideias boas. As irmãs Clarice e Simone Volpi, da Volpi Arquitetura, agarraram a oportunidade de sofisticar e modernizar o vintage. O apê é um duplex que possui pavimento inferior com grande espaço de estar, e é aqui que a magia acontece.

Para começar, há uma enorme mesa de sinuca em preto e amarelo na sala de estar, acompanhada de lindos quadros, mesa para receber convidados, uma chapeleira repaginada e, claro, a grande estrela da casa: uma jukebox. Vintage total! A jukebox já pertencia a família, mas não ganhava o destaque merecido na decoração. Para ajudar a compor, atrás da antiga “máquina de musicar”, as arquitetas escolheram um papel de parede delicado em tons de azul e estampa geométrica.

O amarelo da mesa de sinuca está presente em diversos detalhes pelo apartamento, como no mobiliário, em objetos e também em alguns revestimentos. A cor, que sempre remete ao retrô, foi muito bem explorada pela dupla de irmãs. Já a iluminação ganhou outros ares: ela foi projetada para ser moderna e despojada, com uso de trilhos e spots sobrepostos, além de alguns spots de embutir, o que garantem uma iluminação um tanto cênica.

A grande intenção dessa reforma foi deixar os ambientes mais amplos. A estratégia foi retirar a copa para conseguir aumentar a cozinha, garantindo mais espaço para a família. Nesse ambiente, foi criada uma pequena bancada de refeições para lanches rápidos, mas o toque especial foram as cadeiras do conceituado designer Harry Bertoia. Os ladrilhos estampados são uma aposta certeira para quem gosta do estilo retrô.

A sala de jantar é mais sóbria, mas o toque vintage vem dos lustres e o design das cadeiras. Nos revestimentos usados também foram focados em tons mais sóbrios e sofisticados. Em todo o apartamento a cor principal é um cinza “concreto”, que lembra o cimento queimado. O tom fornece um destaque incrível para as cores vivas do mundo retrô e, também, as peças de decoração que ornamentam os cômodos.

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA DECORARQ FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Decorarq © Todos os direitos reservados

Decorarq na web:

Mudar minha localização