Um espaço gourmet

Integração é a palavra chave para este ambiente

As cozinhas acabaram se tornando um cômodo do passado. A grande novidade dos últimos anos é o espaço gourmet, um ambiente que integra a cozinha ao lazer e a copa, ou seja, é praticamente um cômodo três em um. O espaço gourmet proporciona conforto e praticidade, sendo excelente para os bons anfitriões – já que aproxima o cozinheiro de seus convidados. “Estes espaços ficam próximos às áreas de estar das residências, o que facilita a interação, diferente de uma cozinha convencional”, explica a arquiteta Denise Leal Ribas.

Para a sócia de Denise, a arquiteta Carolina Leal Ribas, estes ambientes podem ter equipamentos modernos que facilitam o preparo de drinks e refeições, além de possuírem um design diferenciado. Na seguinte foto está o projeto assinado pelas duas. Foram escolhidos móveis planejados na cor madeira de demolição. O granito preto sobre as bancadas proporciona resistência e um tipo de sofisticação descolada. O revestimento com tijolos aparentes garante um ar mais industrial ao projeto, que ganha itens decorativos seguindo a mesma linha – desde os pendentes até os bancos altos e a geladeira.

Outro projeto criado pela dupla Leal Ribas é o da foto abaixo. Os donos pediram um lugar onde pudessem receber os amigos com deliciosos pratos sempre preparados pelo proprietário da casa – um amante da gastronomia e dos vinhos. A bancada fica perto da churrasqueira, justamente para aproximar os convidados na hora de degustar os pratos preparados. As arquitetas preferiram apostar novamente no móveis planejados, justamente porque o anfitrião é muito exigente em sua cozinha. A mistura do granito preto da churrasqueira com os painéis amadeirados proporciona um ambiente despojado e moderno. As prateleiras de vidro são iluminadas para mostrar as bebidas disponíveis.

Olga Bergamini, Karin Neitzke e Danielle Bragagnolo são as autoras da próxima área gourmet. O ambiente é amplo e bem organizado, cada coisa tem seu devido lugar, o que auxilia o anfitrião na hora de receber seus convidados. Seu design é mais clean, com destaque para a cor branca, os bancos em madeira e a churrasqueira em granito preto, que acaba gerando uma paleta de tons sóbrios e conservadores. Apesar disso, a exigência era trazer conforto para o ambiente, algo que as arquitetas souberam garantir para este cômodo.

Por fim, um ambiente recheado de tons neutros, plantas, madeira e delicadeza é assinado pelas arquitetas Caroline Andrusko e Eliza Schuchovski, da A|S Perffectta. Os materiais naturais são o grande destaque deste ambiente, como a madeira e o bambu. As arquitetas tinham em mente criar um local confortável e amplo para integrar com a área externa. A churrasqueira também está presente e é apenas separada da área externa através de uma porta de correr.

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA DECORARQ FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Decorarq © Todos os direitos reservados

Decorarq na web:

Mudar minha localização