Quanto custa construir?

O papel dos custos no planejamento

Talvez a pergunta mais importante para quem constrói ou reforma seja: “qual será o custo da obra e dos projetos?”. A grande maioria não faz ideia dos custos e prazos necessários para realização destes procedimentos e muitas vezes quando consultam profissionais se assustam com os valores. Hoje em dia o custo da construção civil é mesmo muito alto, os insumos, a mão de obra, administração e por aí vai.

O valor final de uma obra, portanto, vai variar em função de vários fatores, a depender do tipo de trabalho. Com tantas variáveis, tanta gente envolvida, tantos imprevistos e riscos, não é de se surpreender que essa história tem tudo para dar errado se não existir um controle preciso.

Toda obra cobra no mínimo um valor justo pelo que se espera de resultado, paga-se um preço proporcional à altura da expectativa. O problema aparece quando não há planejamento adequado, aí a coisa pode ficar muito mais cara e ainda não atender as expectativas plásticas e funcionais, esse prejuízo é incalculável.

Antes de mais nada é preciso entender que um planejamento bem feito, amadurecido e em tempo necessário, com antecedência, só pode resultar em uma execução racionalizada – é economia e não despesa. Muitos pensam que o projeto não é o prédio, pelo contrário, somente uma despesa a mais, que pode ser revertida em outros benefícios para a edificação. Se consultarmos um construtor experiente ou mesmo algum amigo que já tenha construído, todos serão unânimes em contar-lhes pequenas calamidades que apareceram no meio do processo e o quão traumático e caro tudo foi.

Se calcularmos o quanto mais caro ficou a imprevisão por não ter projetos ou, ainda, não ter projetos completos e detalhados, você verá a vantagem de ter um projeto bem resolvido. O custo deste último gira em torno de 5 a 10% em uma obra. O que é pouco considerando o risco que se corre apostando no empirismo, na reação e na imprevisão. Procurar um profissional adequado é a opção mais inteligente seja qual for a natureza do empreendimento.


Daniel Paes
Arquiteto e Urbanista

Av São Geraldo, 511, sala 02, Vitória da Conquista
Fone: (77) 3422 6252
www.danielpaes.com.br

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA DECORARQ FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Decorarq © Todos os direitos reservados

Decorarq na web:

Mudar minha localização