O futuro do design é agora

Estudantes representam o design brasileiro na emblemática edição de 20 anos do Salone Satellite

Entre os tantos eventos que fazem parte da programação do Salão Internacional do Móvel de Milão, um chama particularmente a atenção dos visitantes, carregando o real conceito por trás do slogan “be the first to see the latest”. Estamos falando do Salone Satellite, que comemora duas décadas.

O evento paralelo à feira foi o primeiro a se concentrar em jovens designers e arquitetos. Reunindo anualmente uma seleção de profissionais com menos de 35 anos oriundos de todos os continentes. A edição deste ano, que usou como inspiração o tema "Design is...?", não contou com uma larga participação de brasileiros. No entanto, a convite da própria curadora do Salone Satellite, Marva Griffin, talentosos jovens estudantes do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo tiveram a oportunidade de mostrarem suas criações no maior palco do design no mundo.

E claro, a inspiração desses alunos não poderia ser outra: nosso exuberante e diversificado País, representado por meio das peças, seja no conceito ou nos materiais utilizados.

Da Amazônia brasileira surgiu a construção de luminárias, bancos de sacros e solenes. Do nordeste, as redes malemolentes, utilizadas até hoje. Do universo urbano de São Paulo, a inspiração para móveis sólidos, sustentáveis, mas nem por isso menos bem-humorados. Ou ainda tecidos à moda oriental, de corte e construção assimétricos. Além de peças que iam de um passeio pelo calçadão de Ipanema, no Rio de Janeiro, até uma simples semente de mamona.

O fato é que, além de ricas em inspiração, as peças apresentadas revelam o firme comprometimento de seus realizadores com todos os aspectos da criação. Mais que aventuras lúdicas ou abordagens não convencionais, elas demonstram a determinação desses futuros designers em conhecerem melhores materiais, explorarem estruturas, compreenderem propriedades técnicas brasileiras, sem cair no clichê. Algo que plenamente os capacita a atuar em um mundo pós-industrial, onde o artesanal e processos tecnológicos prometem andar juntos.

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA DECORARQ FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Decorarq © Todos os direitos reservados

Decorarq na web:

Mudar minha localização