Espaço bem aproveitado

Soluções de marcenaria marcam a integração de ambientes

Às vezes, pensar em ideias simples e práticas pode ser uma solução muito melhor e mais rápida que derrubar paredes - e também vai lhe render menos dores de cabeça. As arquitetas Mariana Andersen e Mariana Guardani, sócias do Casa14 Arquitetura, fizeram uma verdadeira transformação na reforma desse apartamento de 135 m², localizado em frente a uma bela praça no Real Parque, na zona sul de São Paulo.

Vendo esse apartamento como está hoje não dá para imaginar que antes que ele estava totalmente deteriorado, mal iluminado e fragmentado. O projeto original é dos anos 70 e foi depois desenhado para um casal jovem e recém-casado, mas que hoje já tem filhas gêmeas. Atendendo aos pedidos dos clientes, as arquitetas toparam o desafio de projetar uma reforma que pudesse atender o crescimento da família e dar uma repaginada em todo o visual.

As profissionais contam que esse projeto foi feito para atender o desejo dos moradores de receber os amigos, além de promover as suas maiores paixões: cozinhar, tocar, criar e exibir os móveis, já que alguns deles foram desenhados pela dona da casa que é designer. Tudo isso na nova configuração de apartamento que se divide entre área social com ambientes integrados – cozinha, sala de jantar, sala de estar, varanda, escritório e a área íntima com duas suítes.

É nessa hora que foi pensada uma solução de marcenaria que pudesse atender a um pedido especial dos clientes de abrir o espaço da cozinha para sala e integrá-la totalmente aos demais espaços. “Para isso, desenvolvemos um sistema de portas pantográficas que permitiram abertura e fechamento total do vão. Outra integração realizada foi no terceiro quarto, que foi aberto para a sala e se tornou escritório e estúdio do morador, que é vídeo-maker e músico”, explica a arquiteta Mariana Guardani.

No quarto do casal foi instalada uma grande janela de vidro que trouxe mais iluminação natural para o quarto e o conectou o banheiro. “Usamos uma parte deste ambiente (cerca de 60 cm) para aumentar a suíte do casal - eles pediram uma banheira que tivesse uma comunicação com o quarto”, conta Mariana Andersen.

A marcenaria foi o grande destaque de toda a obra, já que todos os armários foram desenhados, dando ainda liberdade para as arquitetas ousarem nas ideias do projeto, além de favorecer o aproveitamento de cada centímetro do apartamento. “A estante da sala criou, por exemplo, um eixo interessante entre a área social e a íntima – as portas de entrada dos dormitórios se embutem na estante de nichos, desenhada em parceria com a cliente – assim como os armários do closet e do quarto e o gabinete do banheiro”, destaca Guardani.

Esse projeto de interiores só vem para provar que ideias criativas podem transformar ou otimizar qualquer ambiente. Sem contar que soluções assim podem diminuir custos com as obras e simplificar a vida do morador que vai se preocupar menos com todos os transtornos que uma reforma radical pode trazer. As arquitetas cumpriram a missão de transformar esse apartamento em um lugar que oferecesse funcionalidade, conforto e estética para os seus moradores. Fica a dica!

Fotos: Gabrielli Azevedo

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA DECORARQ FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista Decorarq © Todos os direitos reservados

Decorarq na web:

Mudar minha localização