A Alimentação de acordo com a idade

Seguir uma alimentação de acordo com a faixa etária ajuda a manter o organismo saudável

Uma porção de proteína, outra de carboidratos e mais uma de frutas, verduras e legumes. Quem nunca ouviu essas dicas na hora de montar o “prato ideal”?! Porém, a alimentação pode ser ainda mais saudável e rica em benefícios, se for feita de acordo com a sua faixa etária.

         A nutricionista, Ligia Dinara Donizeti Reis, especialista em nutrição clínica e educadora em diabetes, explica como deve ser o cardápio ideal.  “Uma refeição ideal é simples. Devemos nos lembrar que um prato saudável deve ser o mais colorido possível, assim teremos a certeza de nele se encontram todos os nutrientes necessários”, explica.  

Segundo a profissional, que atua na área há dez anos, o prato deve ser dividido em: 50 % de verduras e legumes cozidos e crus; 25% deve ser composto por arroz, batata ou macarrão, ou seja, carboidratos. Outros 25% devem conter feijão e carnes, preferencialmente carne branca, que fornecem proteína de origem vegetal e animal.

         Comida na idade certa – “As necessidades nutricionais variam de acordo com cada faixa etária. Em relação a uma alimentação saudável, o prato saudável é recomendado para todas as idades, o que muda é que devemos dar atenção especial a nutrientes específicos, cujas necessidades podem ser aumentadas em determinadas faixas etárias”, explica a nutricionista.

Ligia Reis destaca, que prática alimentar baseada em uma dieta balanceada desde a infância é fundamental para o crescimento saudável e o desenvolvimento intelectual.

Aprendendo a comer de forma correta desde pequeno, é possível prevenir distúrbios nutricionais como: anemia ferropriva, obesidade, o baixo peso e cáries dentárias.

“A adolescência é marcada por intensas modificações físicas, psíquicas, comportamentais e sociais. Nesta fase também é importante a prática do prato saudável, para a manutenção da saúde. As recomendações nutricionais devem ser sempre avaliadas individualmente, considerando o período de crescimento, maturação sexual, histórico familiar e estilo de vida de cada adolescente”, pontua a nutricionista.

Com a prática da alimentação saudável desde a infância, até a fase adulta, tanto para homens como para mulheres, o que diferencia são as necessidades calóricas que devem ser calculadas individualmente para cada pessoa, levando em consideração o estilo de vida de cada indivíduo.

“Prato de atleta” - “A prática de atividade física, seja como forma de promoção de qualidade de vida ou com intuito competitivo, é amplamente beneficiada pela adoção de hábitos alimentares adequados. As necessidades de energia, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais são modificados com a prática de exercício físico”, frisa Ligia Reis.

Para o atleta obter um prato saudável e com todos os nutrientes necessários é preciso calcular todas as suas necessidades nutricionais, de acordo com a idade, sexo, características hereditárias, peso, composição corporal, condicionamento físico, tipo e fase de treinamentos de atletas e praticantes de atividade física.

Alimentação saudável - “Gosto muito de uma frase: “FAÇA DO ALIMENTO O SEU MEDICAMENTO”. Não procure dietas milagrosas, mas sim praticar a alimentação saudável”, relata a profissional.

Ligia Reis faz algumas orientações e dá dicas para a refeição ideal.

 

  • Faça de cinco a seis refeições por dia, com intervalos de 2,5 a 3 horas;
  • A alimentação deve ser sempre nos mesmos horários e nas mesmas quantidades;
  • Açúcar, sacarose, mel, açúcar mascavo, consumir com moderação, diabéticos não consumir trocar pelo adoçante;
  • Gorduras e frituras devem ser evitadas;
  • As carnes devem ser sempre magras, retirar toda a gordura antes do preparo, assar, grelhar ou cozinhá-las;
  • Leite e derivados de preferência desnatados;
  • As frutas: devemos comer uma fruta por horário, variar nas frutas durante o dia;
  • Legumes sempre uma porção, mais ou menos uma xícara de chá, não são à vontade;
  • As verduras de folhas (alface, chicória...) consumir à vontade;
  • Não deve ingerir líquidos junto com a refeição;
  • Prepare os alimentos usando técnicas para cozinhar com pouca gordura;

 

 

 

 

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