Proteína

Elas podem ser suas aliadas!

Quando se fala em proteína, logo as pessoas a relacionam a atividades físicas, esportes de alto rendimento, massa muscular. Mas você sabia que elas são importantes para o funcionamento normal do seu organismo? E que são responsáveis por sua saúde e também por sua beleza? Pois bem, as proteínas são mais importantes do que você imagina!

As proteínas são macromoléculas presentes nas células de praticamente todo o corpo humano. Elas são responsáveis por inúmeras funções, como o crescimento de unhas e cabelos, a reposição da pele e a construção de músculos.

Em entrevista a +Saúde, a nutricionista Janaína Rosa Ferreira da Silva declarou que essas macromoléculas também são responsáveis pelas contrações musculares, aceleradores das reações químicas biológicas, transporte ou de transferência de moléculas no sangue, produção de anticorpos, servem de matérias prima para alguns hormônios e também produzem energia quando necessário (4 kcal/g).

“Podemos encontrá-las em alimentos de origem animal e vegetal, em carnes, leite e derivados, ovos e embutidos, nas leguminosas e cereais integrais”, declarou.

De acordo com Janaína, toda pessoa deve ingerir uma quantidade de proteína por dia para manter-se saudável. “Devemos ingerir 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal por dia. Para obter essa quantidade de proteínas por dia a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza uma recomendação de 10% a 15% do valor energético total”, disse.

Uma dieta rica em proteína pode trazer benefícios como: diminuição do colesterol e sensação de saciedade – o que é muito importante em uma dieta. Porém deve se ter cuidado e acompanhamento de um profissional, pois um cardápio rico em proteínas e pobre em carboidratos por um longo tempo pode afetar a massa muscular do indivíduo.

As proteínas também são indicadas a pessoas que pretender ganhar massa muscular. “A dieta rica em proteínas pode ajudar com o programa de exercícios de hipertrofia muscular. Isso ocorre quando os carboidratos não são limitados de forma significativa, uma vez que comer principalmente proteínas e não os carboidratos suficientes podem causar efeitos adversos e destruir a massa muscular. Por isso o cardápio deve ser equilibrado. Deve se tomar muito cuidado também, pois as proteínas contêm mais gordura. Essas dietas estão associadas com um maior risco de doença cardíaca. Portanto procure sempre uma nutricionista”, finalizou.

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização