Hora do Chef

Com Patrícia Rossito

”Insha’Allah, muito ouro!”, quem não se lembra desse bordão? A frase contextualiza muito bem nossa Hora do Chef desta edição. Prato tipicamente árabe, o arroz com lentilha faz muito sucesso nas festas de fim de ano no Brasil. Chamado de “arroz da fortuna”, dizem que traz sorte e dinheiro. Se a superstição realmente se aplica na prática, não podemos dizer, mas que o prato é uma delícia, é! E para dar um toque ainda mais oriental – e saboroso –, a chef Patrícia Rossito acrescenta cebolas caramelizadas e coalhada seca para servir. Anote o passo a passo e boas festas!

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz 
1 xícara (chá) de lentilha 
2 cebolas 
1 cenoura 
2 colheres (sopa) de azeite 
2 colheres (sopa) de manteiga 
1 folha de louro 
2 cravos-da-índia 
5 grãos de pimenta-do-reino 
2 colheres (chá) de pimenta-síria 
1 colher (chá) de canela em pó 
1 pitada açúcar 
sal a gosto 


Modo de Preparo

-  Numa tigela coloque a lentilha, cubra com duas xícaras (chá) de água fervente e deixe de molho.


- Descasque e corte as cebolas ao meio. Numa das metades, espete a folha de louro com os cravos e reserve o restante para o refogado. Descasque e corte a cenoura em três pedaços. 

-  Numa panela média, coloque 1,25 litro de água, a cebola cravejada com louro, a cenoura, os grãos de pimenta e uma colher de sal. Leve ao fogo alto; quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos. 

-  Enquanto isso, aproveite para caramelizar as cebolas: corte o restante delas em meias-luas finas e leve uma panela grande com o azeite ao fogo baixo. Quando aquecer, junte as cebolas e tempere com uma pitada de sal e de açúcar; deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando até ficar bem dourada - não aumente o fogo, senão a cebola pode queimar em vez de caramelizar.


- Reserve a cenoura e a cebola e mantenha o caldo aquecido na panela.


- Assim que as cebolas estiverem bem douradas, acrescente o arroz e misture bem para envolver todos os grãos com o azeite. Misture os temperos. Escorra a água da lentilha e junte ao arroz. Regue com quatro xícaras (chá) do caldo, misture e aumente o fogo para médio. 

- Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até o arroz e a lentilha absorverem todo o caldo, por cerca de 20 minutos.

- Assim que a água do arroz secar, desligue o fogo e tampe a panela por cinco minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor.

- Para servir, a chefe ainda indica que sejam incorporadas ao prato nozes tostadas, coalhada seca e folhas de hortelã. 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

14 99602-6689

celma@grpmais.com.br

Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos
CEP: 19.900-041

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Selecione a cidade mais próxima da sua região