Dieta Low Carb

É um novo regime que promete redução de medidas!

Você já deve ter escutado falar disso por aí, até porque essa é uma das dietas que está na moda e promete ser a solução para quem quer perder alguns quilinhos na balança. É comum vermos muita gente se aventurando em dietas sem buscar a ajuda de um profissional que entenda do assunto, e é aí que a gente se pergunta: será que a low carb é mesmo 100% segura e eficaz?

Essa dieta propõe uma redução significativa na ingestão de carboidratos. A nutricionista, coach de emagrecimento e professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Campinas Liliany Faicari explica que a recomendação da Organização Mundial da Saúde para uma alimentação saudável e balanceada é que o consumo de carboidratos seja proporcional ao valor energético total da dieta, “deve ficar entre 55% a 75% da ingestão diária das calorias totais. Já a dieta low carb sugere que a ingestão de carboidratos deve se manter entre 5% a 45% do consumo energético diário”.

Um dos principais motivos da low carb ser uma das dietas mais procuradas é porque ela auxilia na redução de peso. “Por utilizarmos melhores fontes de carboidratos que, na maioria das vezes, possuem mais fibras, conseguimos proporcionar maior saciedade ao indivíduo. A fibra prolonga o tempo que o alimento fica no estômago, além de diminuir a velocidade de absorção da glicose no intestino, de modo que a saciedade ocorre de maneira mais eficaz”, esclarece Liliany. Além disso, um outro ponto positivo da dieta low carb é que ela ajuda na prevenção do diabetes tipo 2, justamente por indicar apenas o consumo de carboidratos de índice glicêmico baixo ou moderado.

Mesmo sendo uma dieta que promete uma redução das medidas, é importante sempre ter cuidado com os efeitos colaterais. A restrição extrema de carboidrato pode gerar alguns prejuízos à saúde já que ele é o nutriente responsável por nos fornecer energia. A falta pode gerar dor de cabeça, sono excessivo durante o dia ou falta de sono à noite, letargia, déficit de atenção, oscilação de humor, irritabilidade, prisão de vente, cansaço e falta de disposição. “Todos os sintomas irão depender da quantidade de carboidratos que será reduzido. A orientação é que a redução seja feita de forma gradual e, no período aproximado de três meses, alcance um percentual de 40%. A redução abaixo de 40% não é recomendada”, alerta a nutricionista.

Mas a nutricionista lembra que os carboidratos, se consumidos na quantidade e qualidade correta, não engordam! O excesso do consumo deles pode ser transformado em gordura, porque a maioria das pessoas acaba ingerindo uma quantidade bem maior do que o recomendado para as suas características e objetivos.

Se você faz academia, por exemplo, e quer aderir a dieta low carb, é preciso ficar atento à quantidade reduzida de carboidratos, ao tipo e intensidade dos exercícios, à rotina alimentar e de trabalho e, principalmente, aos horários das refeições e do treino, porque tudo isso vai interferir diretamente no seu desempenho físico e no resultado esperado.

“A dieta low carb funciona porque reduzindo carboidrato, consequentemente, ocorre uma redução das calorias ingeridas e ingerir menos calorias do que se gasta com as atividades diárias é a chave para redução de peso. As gorduras devem ser consumidas na quantidade ideal para o indivíduo e devemos orientar que as fontes alimentares deste nutriente sejam de boa qualidade”, explica Liliany. Mas vale destacar que a low carb não é indicada para indivíduos que sofrem de insuficiência renal, cardíaca ou hepática.

Por isso é muito importante procurar a orientação de um profissional nutricionista antes de começar qualquer regime alimentar por conta própria. Ele irá lhe auxiliar na construção de um cardápio low carb que esteja de acordo com a sua necessidade. Afinal, é possível perder alguns quilos de maneira saudável e nutritiva.

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