BENDITOS CEREAIS!

Aveia, quinoa, chia e linhaça são exemplos de alimentos ricos em fibras e bons para a saúde

Alguns alimentos são indispensáveis na nossa alimentação, principalmente aqueles ricos em fibras e nutrientes. Os cereais integrais e alimentos em grãos são exemplos claros do que estamos dizendo: possuem alto teor de fibras e pouca gordura, oferecendo diversos benefícios para o bom funcionamento do nosso organismo. Só que, para isso, é importante um consumo mínimo diário de 20 a 30 gramas desses alimentos.

Laruse Andrade, nutricionista do Santo Antônio Supermercados, em Vitória da Conquista, explica que para que o cereal seja considerado, de fato, um alimento integral é necessário que ele seja completo – sem ter passado por nenhum processo de refinamento industrial – contendo as três camadas principais: o farelo, também chamado de casca, o endosperma, camada intermediária e a semente.

“Sempre vamos ter uma grande variedade de fibras presente nesses cereais, como a aveia, chia, quinoa, linhaça marrom e dourada, cevada, arroz integral, milho e amaranto. Elas são importantes para nossa alimentação porque promovem a saciedade, são pouco calóricas, garantem o funcionamento adequado do intestino, diminuem a retenção de líquidos e as taxas de colesterol e controlam a glicemia. Mas esse consumo precisa ser associado com a água para se ter um resultado realmente benéfico”, explica a Laruse.

Além dos benefícios que o consumo dos cereais proporciona para nossa alimentação, eles ainda possuem outros nutrientes também muito importantes para o nosso corpo, como a vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais (selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio, potássio e fósforo). Esses alimentos são boas opções para quem busca uma alimentação saudável que forneça uma ótima fonte de energia e ajude na prevenção de doenças.

A nutricionista ainda explica que dois desses cereais, em especial, oferecem benefícios ainda maiores para nossa saúde. “Tanto a chia, quanto os dois tipos de linhaça, vão ter uma quantidade de Ômega 3, uma gordura monoinsaturada e de boa qualidade que eleva o colesterol bom, além de melhorar a saúde cardiovascular e a parte cerebral”, afirma.

Laruse orienta que o consumo pode ser feito de duas a três vezes por dia, “polvilhado em frutas, batidos em sucos e vitaminas, nas saladas, para agregar mais sabor, crocância e nutrição a esses alimentos. E a noite pode comer também como mingau, tomar com iogurte ou também colocar um pouco na porção de salada na hora do jantar. É só usar a criatividade”.

O Santo Antônio Supermercados oferece várias linhas desses produtos indicados pela nutricionista nas suas prateleiras. Então é só pegar o carrinho e recheá-lo de opções de cereais saudáveis que só vão te propiciar ainda mais bem-estar e manter a sua saúde em perfeito estado!

 

Dicas de consumo de grãos 

• Aveia: utilizada tanto em flocos como em farelos, pode ser adicionada em vitaminas, mingaus, polvilhada em frutas e até usada em pratos salgados.

• Cevada: tem um sabor adocicado que o torna um suplemento interessante nos pratos que vão ao forno e nas saladas.

• Trigo para quibe: consiste em caroços de trigo integral quebrados e torrados. Pode ser usado na preparação de quibes, tabule ou recheios, ou combinado com grão-de-bico, passas e nozes.

• Arroz integral: alimento rico em vitaminas do complexo B, que proporciona pequenas quantidades de cálcio e fósforo.

• Milho: é a base de uma grande variedade de alimentos como pipoca, cereais em flocos, xarope de milho, polenta, tortilhas, pão de milho e canjica.

• Quinoa: rica em aminoácidos, vitaminas e minerais. Contém fibras e costuma ser encontrada integral na forma de farinha, flocos, macarrão ou grão. Pode ser cozida e usada como substituta do arroz, em saladas, ou até mesmo batida em vitamina.

• Amaranto: contém alto teor de proteínas e quantidades importantes de lisina. Assim como a quinoa, pode ser utilizado cozido, como substituto do arroz, em saladas, ou batido em vitamina.

Fonte: Jasmine Alimentos

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