Hora do chef - Christiane Luna

POLVO À LAGAREIRO

POLVO À LAGAREIRO

 

A 10ª edição especial da +Saúde também pede por uma receita para lá de especial e descomplicada de fazer! A chefe de cozinha Christiane Luna, com o auxílio da sua Sous chef Romilda Dutra, preparou uma receita deliciosa e bastante popular lá pelas terras portuguesas: o Polvo à Lagareiro! Quando você escutar a palavra “lagareiro” por aí tenha certeza que será um prato regado de muito azeite, que é o protagonista da vez na nossa Hora do Chef.

Polvo à lagareiro

- 200 g de tentáculos de polvo congelado
- 1 litro de água
- 500 ml de azeite
- 8 batatas pré-cozidas
- 50 g de cenoura pré-cozida
- 50 g de brócolis pré-cozido
- Azeitonas à gosto
- 2 cebolas brancas
- 2 cebolas roxas
- 50 g de tomate cereja
- Azeitonas verdes e pretas
- Dentes de alho inteiro q.b
- 1 Pimenta dedo de moça
- 2 Pimentas Biquinho
- Tomilho à gosto
- Folha de louro à gosto
- Pimenta do reino moída a gosto
- Sal a gosto

 

Arroz com ervas (acompanhamento)

- Arroz cozido a gosto
- Tomilho
- Manjericão
- Salsa
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite

 

Modo de Preparo polvo

Aqueça a água em uma panela, acrescente os tentáculos de polvo, um fio de azeite e deixe cozinhar de 40 minutos à uma hora. Enquanto isso, higienize e em seguida cozinhe todos os legumes até que eles fiquem al dente – as batatas devem ser cozidas inteiras e com a casca. Após o cozimento das batatas, coloque-as sobre uma tábua e dê um leve murro sobre cada uma para que ela se abra e se achate um pouco.

Forre uma assadeira com bastante azeite e disponha todos os legumes no fundo. Vá acrescentando as cebolas fatiadas em tiras, as azeitonas, o tomate cereja, as pimentas, os dentes de alhos, tomilho, folha de louro, o sal e a pimenta do reino moída. Pré-aqueça o forno a 210°C.

Depois do tempo de cozimento do polvo, observe se ele já está macio o suficiente para ir ao forno. Se necessário, deixe-o cozinhar por mais alguns minutos. Em seguida, escorra a água e coloque os pedaços do polvo na assadeira entre os legumes. Regue mais uma vez toda a forma com uma boa quantidade de azeite, e acerte o sal e a pimenta. Deixe no forno por cerca de 30 minutos.

Enquanto espera, aqueça uma panela e coloque o azeite e a manteiga. Em seguida acrescente as ervas (tomilho, manjericão e salsa) e salteie. Misture o arroz já cozido e pronto.

Retire o polvo do forno e disponha em um prato o arroz, os legumes, o polvo e regue com o azeite que ficou no fundo da forma. O toque especial da chefe fica por conta da mistura da manteiga com caviar para finalizar o prato, com uma pequena quantidade em cima do arroz. Feito isso, é só servir esse prato acompanhado de um bom vinho ou espumante. Bom apetite!!!

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização