Salada Mista

Conheça as frutas que vão dar um “Up” na sua saúde!

Pêra, uva, maçã ou salada mista? Bom, nós sabemos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a inclusão de três a cinco porções de frutas por dia na alimentação para turbinar a nossa saúde. Então, fazer uma salada com a combinação de várias frutas pode ser uma boa ideia!

As frutas são fundamentais para garantir uma alimentação saudável e balanceada e se você não está habituado a comê-las todos os dias, saiba que está cometendo um grande erro. “Apesar de muitos terem medo de engordar comendo frutas, quando consumidas na quantidade diária correta elas trazem inúmeros benefícios. São fontes de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e ajudam muito a complementar lanchinhos ao longo do dia para evitar o consumo de alimentos não saudáveis na hora que bate a fome”, explica Camila Laranja, nutricionista pós-graduada em nutrição funcional, que atua na Vila Mariana, em São Paulo.

Seja qual a for a estação, as frutas permitem várias combinações muito bem-vindas no café da manhã, no almoço, no jantar e até de sobremesa. E para quem costuma dizer que “frutas não alimentam”, a nutricionista dá a dica: “Muitas vezes, as pessoas acham que a fruta não sustenta na hora da fome, então pode ser interessante combinar uma fruta com algum alimento fonte de proteína e gorduras boas, como por exemplo um mix de fruta junto com algumas castanhas”.

Algumas frutas se desenvolvem melhor em épocas diferentes do ano por terem características específicas de determinadas situações climáticas. Dentre tantas opções encontradas nas feiras e supermercados, fica até difícil escolher. Mas já que estamos na época da primavera, Camila nos deu algumas opções da estação como alternativas saborosas para fortalecer o hábito de consumir esses alimentos. Vem ver!

 

Banana prata e banana maçã

São ricas em cromo e vitamina B6, uma vitamina importante para síntese de neurotransmissores como a serotonina, que ajuda a minimizar os sintomas da TPM e ajuda no desempenho cognitivo. Também tem boas quantidades de potássio para ajudar a regular a pressão arterial.

 

Caju

Rico em compostos fenólicos e betacaroteno, compostos antioxidantes. O caju também possui um índice glicêmico menor quando comparado a outras frutas, o que pode ser interessante em dietas com controle de carboidratos.

Jabuticaba

Possui compostos fenólicos que atribuem ao fruto a sua coloração arroxeada/avermelhada. Taninos e ácido elágico são outros fenólicos que também contribuem para os seus efeitos benéficos, protegendo o organismo contra a ação de radicais livres.

Acerola

Rica em vitamina C, nutriente importante para a imunidade, saúde óssea e destoxificação.

Laranja lima

Rica em vitamina C e ácido fólico. O suco da laranja, por exemplo, possui 30 mcg de ácido fólico em 100g, importante para a cognição, saúde óssea, além de evitar a anemia.

Maçã

Além de possuir vitaminas e compostos antioxidantes, tem boas quantidades de fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal, prevenindo doenças digestivas como constipação, diverticulite e câncer do cólon.

 

 

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