Calorias das carnes

Frango, porco ou boi? Descubra qual é a carne mais saudável

Equilibrio. Essa é a palavra chave na hora de se escolher os alimentos que você vai ingerir e com as carnes vermelhas e brancas não é diferente. Não se pode exagerar, mas as carnes são ricas em proteínas, fornecem minerais como zinco, ferro, potássio, cobre e fósforo, além de boas doses de vitamina B12, exclusiva em alimentos de origem animal, e de outras vitaminas do complexo B, como B3, B5 e B6.

Se a carne é tão eficiente assim, porque não se pode exagerar? Os alimentos de origem animal são ricos em gorduras saturadas, que aumentam os níveis de LDL (o colesterol ruim) no organismo, podendo aumentar também os riscos de problemas no coração.

De acordo com especialistas, a indicação de consumo da gordura saturada, que é encontrada principalmente na pele do frango e na gordura aparente das carnes vermelhas,  é de no máximo, 2 g por dia.

É fácil imaginar que a carne de frango é a menos calórica e a carne de porco é a mais gorda, afinal, tudo se remete a muita gordura. Porém, não é bem assim e dependendo do corte, as carnes suinas podem ser mais magras que as carnes bovinas e até das aves. Um bom exemplo é pensar em uma coxa de frango com pele e um pedaço de lombo grelhado.

A sobrecoxa de frango com pele assadaapresenta maior quantidade de calorias e três vezes mais gorduras totais em comparação a cortes bovinos magros, como o contrafilé e o músculo, e mais gorduras e calorias em comparação ao lombo cozido.

Entre as carnes mais calóricas está a costela suína que tem 402 kcal por 100 g. Dos cortes bovinos, a costela também é campeã com 373 kcal por 100g. Já nos cortes de aves a sobrecoxa de frango com pele esta em primeiro lugar com 260 kcal também por 100g.

Se você pretende levar uma vida mais saudavel ou quer perder peso, fique atento aos cortes menos calóricos: das aves, o corte menos calórico é peito do frango grelhado, com 159 kcal para cada 100 g. Dos cortes bovinos, o contrafilé sem gordura grelhado, o músculo sem gordura cozido e a paleta sem gordura cozida possuem 194 kcal por 100 g. Já na carne de porco, o lombo assado é o mais magro com 210 kcal a cada 100g.

 

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