Tapioca ou pão francês?
E será que faz tanta diferença assim?!

Fala a verdade: como é bom acordar com aquele cheiro de café sendo passado e pãozinho quente com manteiga na mesa. Esse é o café da manhã mais comum para grande parte dos brasileiros que não dispensam o jeito tradicional de começar o dia. Mas muita gente por aí condena o famoso pão francês com a justificativa de que ele é muito calórico e pode acabar atrapalhando a dieta, por isso opta por outro alimento que está na moda: a tapioca.
Mas, na verdade, fazer essa escolha é o mesmo que trocar seis por meia dúzia, a única diferença é que a tapioca não contém glúten. “A tapioca é uma farinha de mandioca e o pão francês é feito com a farinha de trigo, então praticamente não vai ter diferença quase nenhuma, porque são alimentos da mesma classe e são fontes de carboidrato. Então não vai ser uma substituição considerada mais saudável”, explica a nutricionista Marina Nogueira, que atua em São Paulo.
E, ao contrário do que muitos pensam, consumir o pão no café da manhã não vai interferir na dieta, mas é sempre necessário ter bom senso na hora de se alimentar. “Comer tapioca não vai te emagrecer. Assim como comer o pão francês não vai te atrapalhar num processo de emagrecimento. Tudo vai depender da quantidade que você consome”, afirma a Marina.
Por outro lado, existem substituições nada saudáveis, e aí entra um detalhe importante no café da manhã: o que você passa no pão. A margarina não é igual a manteiga e se você tiver que escolher entre essas duas opções, opte sempre pela manteiga. Apesar de ser uma opção mais barata, a nutricionista destaca o fato da margarina ser uma gordura vegetal hidrogena que pode ser muito mais prejudicial ao colesterol do que a gordura animal. “Veja bem: a gordura vegetal, como o óleo de cozinha e o azeite, são líquidos em temperatura ambiente. A manteiga, por exemplo, tem origem de gordura animal, é feita de leite e sal, e é sólida em temperatura ambiente. No processo de fabricação da margarina, pega-se a estrutura do óleo vegetal, coloca-se hidrogênio e conservantes nessa composição química e a margarina se torna sólida mesmo fora da geladeira”, esclarece a especialista.
Então o café e pão com manteiga está liberado na primeira refeição do dia, mas nada de exageros hein! É óbvio que se você está numa dieta para perder peso, comer três ou quatro pães e consumir um pote de manteiga por semana não é o mais recomendado, por isso não se deve abusar dessa combinação para não colocar tudo a perder. Não existe uma quantidade ideal, pois tudo vai depender da necessidade de cada um.
Mas se ainda está em dúvidas e quer evitar o pão francês, a nutricionista dá uma dica: “Você pode trocar a tapioca por uma fatia de pão integral. Proporcionalmente falando, seria uma fatia para duas a três colheres de tapioca. O valor nutritivo é diferente, porque a tapioca é uma farinha que não tem nenhuma fibra e o pão integral, geralmente, é rico desse nutriente, mas também depende do pão. Na hora de comprar observe o rótulo da embalagem e veja se na composição aparece como primeiro ingrediente a farinha integral, pois ela deve vir em primeiro lugar para ser de fato seja um alimento integral, e depois olhar sempre a quantidade de fibras por porção”.
E não é só o pão quentinho que combina com o café da manhã! Marina deu algumas orientações simples de como montar a primeira refeição de forma bastante nutritiva para garantir que você aguente a fome até chegar a hora do almoço.
- 1 fruta da época – em pedaços ou em forma de suco
- 1 fonte de proteína - leite, queijo, manteiga, ovos
- 1 fonte energética de carboidrato - pão, tapioca, mandioca, cuscuz, inhame
- 1 xícara de café ou chá
Marina Nogueira – nutricionista
www.naocontocalorias.com.br
MAIS LIDAS GERAL
Conheça a VIBROLIPO com o cirurgião plástico Dr. Renée
2VermesDoutor, meu filho tem vermes, e agora?
3O que posso ter: cágado,...Saiba mais e escolha melhor
4Saiba mais sobre os prós e...O método é usado por mais de 30 milhões de casais em...
5Por que levamos choque ao...Aquele momento que você encosta em alguém e sente um leve...