O que posso ter: cágado, tartaruga ou jabuti?

Saiba mais e escolha melhor

Esses animais com cara de mau na verdade são ótimos bichos para se ter em casa. Mas o que se precisa saber é onde e como esses bichos serão criados. É preciso entender e saber diferenciar esses três quelônios antes de sair por aí comprando qualquer animal de casco.

As tartarugas são animais exclusivos de água salgada ou doce. Possuem um casco mais achatado e patas com aspectos de nadadeiras. Assim, ela se torna impossível de ter casa.

Já o cágado não é um animal que vive apenas na água. Além de ser um bicho aquático, diferencia-se por também viver na parte terrestre, portanto também não é indicado como animal de estimação.

Sendo assim, o mais indicado para o convívio doméstico é o jabuti. Por ser um animal exclusivamente terrestre, possui um casco convexo bem arqueado e pernas grossas que parecem miniaturas de patas de elefantes. Diferentemente de seus amigos de casco, o jabuti não se arrisca a nadar.

Os jabutis são animais extremamente resistentes, dóceis, silenciosos e espertos. Quando se sentem ameaçados, seu instinto de defesa os coloca em uma situação em que eles se escondem completamente em seu casco, ficando inertes como se estivessem mortos. Por serem animais onívoros, os jabutis se alimentam tanto de produtos de origem animal quanto vegetal.

Por ter uma forma jurássica, o jabuti pode dar a impressão de que não precisa de muitos cuidados. Entretanto, manter os vasilhames de água e de comida e seu terrário sempre limpos, além de dar banhos de sol – importantes para assimilar o cálcio, fortalecendo seu casco – é uma atitude necessária para que seu animal esteja sempre bem. Com isso, provavelmente você terá um animal de estimação para a vida toda, sendo que os jabutis vivem (se forem bem cuidados) em média 80 anos. 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

14 99602-6689

celma@grpmais.com.br

Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos
CEP: 19.900-041

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Selecione a cidade mais próxima da sua região