O medo dos cães

Como barulhos atingem esses pequenos seres.

Já é um tanto quanto comum que em dias chuvosos com trovoadas ou em festas de final de ano, quando existem muitos fogos de artifícios fazendo aqueles barulhos ensurdecedores, nossos cães de estimação fiquem trêmulos, acanhados e babando, com medo dos efeitos sonoros causados por essas ações.

Essas reações têm uma explicação mais do que óbvia. Ao contrário do que muitos imaginam, esse comportamento não é causado pelos barulhos – apesar desses animais terem uma excelente audição – e sim pela associação de perigo causada por eles. Com esses barulhos, os cães acreditam que algo muito grande e perigoso se aproxima. Sendo assim, mesmo estando protegidos dentro de suas casas, ou até mesmo embaixo de nossas camas ou sofás – como acontece na maioria das vezes – eles, ainda sim, sentem-se ameaçados.

Em dias como estes podemos desenvolver algumas atividades com nossos queridos bichos, a fim de tentar minimizar o sofrimento causado por essas ações. Músicas ou até mesmo a TV com som alto podem ajudá-los a amenizar o problema e assim eles não ouvirão tanto o som externo. Outra alternativa é brincar com seu animal também em dias normais, sem barulho. Isso fará com que ele associe o local a sensações agradáveis. Não demonstrar medo também ajuda muito. Se seu cão sente que você está com medo, ele provavelmente ficará com mais medo ainda e isso com certeza só piorará seu estado de aflição.

Você pode ajudá-lo a se acostumar com esses estrondos. Em situações como essas, brinque com seu animal, vibre com ele a cada barulho, dê alguns petiscos. Isso fará com que ele comece a associar que os barulhos não são tão ruins assim e poderá perder o medo.

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

14 99602-6689

celma@grpmais.com.br

Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos
CEP: 19.900-041

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Selecione a cidade mais próxima da sua região