DIETA VEGETARIANA CASEIRA PARA CÃES?

 

Preocupados com a própria saúde, com o meio ambiente e com as condições em que os animais como vacas, galinhas e porcos são criados, muitas pessoas se tornam vegetarianas ou vegans/veganos. Só para esclarecer, vegetarianos excluem carnes de suas dietas. Já os vegans não consomem absolutamente nenhum alimento que seja de origem animal.

Nada mais natural que o adepto desse estilo de vida queira estende-lo ao seu melhor amigo!

 Desde que cuidadosamente formulada e acompanhada por um Médico Veterinário, a dieta caseira vegetariana não trará prejuízos a saúde do cão e oferecerá inúmeras vantagens, como: frescor e qualidade dos nutrientes, redução do teor de aditivos, maior teor de água, alta digestibilidade, baixo risco de torção gástrica, alta palatabilidade, presença de nutrientes biodisponíveis.

Carnes e ossos carnudos, com pouca gordura e sem pele, devem ser fornecidos de forma nua e crua, antes congelados por no mínimo 72 horas para eliminar todo e qualquer microorganismo que por ventura possa vir a proliferar no alimento, enquanto legumes devem ser congelados por um período inferior, ou fornecidos in natura e/ou na forma de pate , para não modificarem seus valores energéticos originais. Grãos, cereais e tubérculos devem ser cozidos. O descongelamento deve ser feito no interior da geladeira por um período aproximado de 12 horas.

Frente à carne e ossos - comida de verdade- os animais tendem a manifestar seus instintos primordiais e podem ocorrer brigas. Mesmo que em todos os momentos do dia eles convivam pacificamente alimente-os em diferentes locais da casa, ou um por vez.

 Lembrando-se que se não houver disponibilidade de se fazer compras periódicas de alimentos e suplementos ou preparar as refeições de seu cão, é indiscutivelmente preferível oferecer uma dieta comercial, que supre os requerimentos nutricionais, a oferecer refeições vegetarianas caseiras desbalanceadas.

  

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização