Teste do olhinho

Um exame simples é capaz até de salvar a vida do seu bebê!

Na medicina existe o ditado de que prevenir é sempre melhor que remediar. Dentre os vários exames de prevenção à cegueira, um dos mais importantes é o teste do olhinho - um exame bem simples (em muitos países desenvolvidos, ele é realizado pelos paramédicos na sala de parto). No Brasil, só recentemente este exame tem ganhado destaque, graças à conscientização cada vez maior dos médicos e da população.

Aparelhos como o retinoscópio e o oftalmoscópio emitem uma luz paralela ao olhar de quem examina o paciente. Através deles é possível ver um reflexo vermelho nos olhos dos bebês, igual ao que se vê em olhos de gatos iluminados por faróis à noite. A luz que entra e sai dos olhos atravessa todas as estruturas transparentes, desde a córnea até a retina. Elas se refletem num “espelho” no fundo dos olhos chamado Epitélio Pigmentar da Retina, e ganha a cor vermelha ao retornar graças ao sangue que banha o tecido retiniano.

Numa simples observação temos a confirmação da transparência e vitalidade de todas as estruturas oculares. Podemos encontrar alterações na córnea, no cristalino (cataratas congênitas), no humor vítreo (retinopatia da prematuridade), retina (toxoplasmose, rubéola) e, também, várias doenças e malformações, incluindo um câncer terrível chamado retinoblastoma, que se descoberto a tempo pode salvar a vida do bebê e sua visão.

Mas por que ainda vemos bebês de 3 meses de idade no consultório para fazer o teste do olhinho? De que vale diagnosticar uma doença tardiamente, quando as chances de tratamento podem ter diminuído drasticamente? A resposta corre por conta da escassa informação sobre o tema. E é sobre isso que pretendemos alertar! O teste do olhinho, a exemplo do Pezinho e da Orelhinha, deve ser feito o mais breve possível, logo após o nascimento do bebê. E a qualquer suspeita de irregularidade, ele deve ser encaminhado ao oftalmologista imediatamente. Só assim iremos contribuir para manter a redução das complicações nas raras doenças visuais do recém-nascido.


 

Laudo Costa Jr.
Neuro-oftalmologista

Vitória da Conquista
 

CLÍNICA SÃO LUCAS
Av. Otávio Santos, 395, Recreio
Centro Médico Altamirando Costa

Fone: (77) 3423-3749

CENTRO MÉDICO SANTA LUZIA
Rua Góes Calmón, 03, Centro

Fone: (77) 3422-5716

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização