A todo vapor

Quando a ansiedade se torna um transtorno

A ansiedade é uma ferramenta cerebral que nos auxilia a antever problemas e nos prepara para melhor enfrentá-los. Se soubermos utilizar esse sentimento de maneira equilibrada, considerando dados de realidade e compreendendo nossas limitações, poderemos atingir objetivos de maneira menos sofrida e com melhor êxito. Entretanto, o limiar entre o auxílio e o prejuízo muitas vezes é tênue e os transtornos de ansiedade têm crescido de maneira acelerada afetando de crianças a idosos.

Na psiquiatria, os transtornos de ansiedade agrupam vários diagnósticos que se diferenciam pela apresentação clínica e em geral têm uma estrutura ansiosa do pensamento como base para o surgimento dos sintomas. Entre eles podemos citar a síndrome do pânico, o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), as fobias específicas, a fobia social e vários outros.

Esse grupamento de diagnósticos corresponde aos transtornos mais comuns da psiquiatria e muitas vezes não são tratados pela crença de que é possível melhorar sem ajuda. Em muitos casos, a gravidade dos sintomas limita o convívio social e força o paciente a evitar ambientes ou atitudes responsáveis pelo desencadeamento das crises. A perpetuação do sofrimento e o prejuízo da qualidade de vida podem ser responsáveis pela evolução desses quadros para depressão.

O pensamento antecipatório pode surpreender: tremores, falta de ar, taquicardia, somatizações (diarreia, ânsia, cefaleia, tonturas), medo de morrer, medo inominado, medo de ficar sozinho e hipocondria são os principais sintomas dos transtorno. Podendo ainda causar desmaios, dissociações e despersonalizações.

Por causar várias sensações físicas e pelo estigma da doença mental, o paciente procura quase sempre por um especialista clínico antes de chegar ao psiquiatra. A busca precoce por ajuda é importante para não agravar o quadro e o tratamento envolverá psicoterapia e medicações. A maior parte dos casos tem excelentes resultados!

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

14 99602-6689

celma@grpmais.com.br

Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos
CEP: 19.900-041

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Selecione a cidade mais próxima da sua região