Nutrição e obesidade

O papel da boa alimentação na saúde das pessoas

A nutrição é de fundamental importância para prevenir e tratar doenças. Doenças essas que, na maioria das vezes, se relacionam aos maus hábitos e estilos de vida inerentes a cada pessoa. Com o decorrer do tempo, a correria do dia a dia, a substituição das alimentações principais por lanches, o aumento do consumo de alimentos industrializados, a falta da prática de atividade física têm desencadeado o aumento de pessoas com sobrepeso e obesidade em âmbito universal.

Durante o evento internacional realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) em Brasília, no dia 14 de março de 2017, foi assumido o compromisso de atingir metas para frear o crescimento do excesso de peso, levando em conta a preocupação mundial com o aumento no número de pessoas que estão nessa condição. Além da desordem estética, o sobrepeso eleva os riscos para o desenvolvimento de diversas doenças, em especial, as cardiovasculares (DCV).

É urgente e necessário que ocorram medidas reguladoras, educativas e preventivas. É válido que os pais ensinem seus filhos, desde novinhos, a saberem se alimentar de forma correta. Estratégias nutricionais para a prevenção do excesso de peso e obesidade são de suma importância, tais como: incentivar as pessoas a consumir frutas, hortaliças, cereais integrais, grãos, frutas in natura, fracionar a dieta (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, café da noite, ceia e em porções menores); evitar o consumo de frituras, alimentos industrializados e processados e, também, aqueles que são ricos em gorduras saturadas; evitar a ingestão excessiva de sódio e açúcar (em especial, refinado e cristal); ter o hábito de ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia, evitando a desidratação, dentre outros.

Portanto, o papel do nutricionista é de extrema importância para reverter o avanço da obesidade. É importante, também, que o governo atue com diversas políticas públicas e educacionais na sociedade. Deve-se promover, constantemente, palestras relacionadas à educação nutricional em escolas, em centros de saúde e em núcleos de atenção à saúde da família (NASF).


Dra. Lívia Vasconcelos Cunha Oliveira
CRN5 – 7628
Nutricionista

 

Vitória da Conquista-BA

Clínica Vasculary
Fone: (77) 3423-7560

Clínica Vida
Fone: (77) 2101-6441

Clínica Conquista Saúde
Fone: (77) 3422-9010

Hospital Unimec
Fone: (77) 2101-4631/4625

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz (14) 3322-2465

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização