O impacto das telas na sua visão

Saiba o que é mito e o que é verdade sobre isso

Muitos mitos sobre doenças oculares causadas por uso de computadores ou celulares têm sido trazidos às consultas de Oftalmologia. Até 10 anos atrás eram comuns monitores de tubos CRT. Esses monitores tinham uma frequência de reposicionamento da imagem capaz de provocar sintomas de cansaço visual quando abaixo de 65 Hertz (65 vezes por segundo). Os melhores monitores operavam acima de 70 Hertz e assim davam maior conforto visual.

Hoje, os monitores modernos de LED se tornaram padrão e superaram o problema da frequência de operação – o que é bom para os olhos. Mas há um evento ligado ao uso dos computadores que ainda pode causar sintomas visuais e que leva a maioria das pessoas a achar que precisa de óculos. É que nossos olhos são constantemente banhados por um filme lacrimal e, graças a ele, brilham como a superfície de um lago. Esse filme lacrimal é sempre renovado pelo ato de piscar os olhos.

Em média uma pessoa normal pisca 6 vezes por minuto, aumentando quando somos expostos ao vento, sol ou poeira, para proteger nosso filme lacrimal ou diminuindo quando prestamos atenção a algo (como a TV, o computador e o celular, por exemplo). Nessa hora há um aumento da evaporação lacrimal, alterando também a quantidade de solutos e, portanto, a acidez, salinidade e diversas características protetoras das nossas córneas.

Esse quadro é piorado em ambientes climatizados, cujo ar geralmente fica ressecado. Além do desconforto causado, também há uma instabilidade da superfície lacrimal que, antes límpida como um lago sereno, passa a se alterar como água turbulenta, levando ao embaçamento visual. Por isso é tão comum os profissionais que utilizam computadores por longos períodos, como arquitetos, advogados, operadores de caixa, bancários, etc. apresentarem queixas oculares e com grande frequência acabarem recebendo prescrições de óculos corretivos, quando a imensa maioria necessita apenas de colírios lubrificantes para usar enquanto trabalham!

Até o presente momento ainda não há evidências de qualquer doença visual provocada pelo uso de computadores, celulares, TVs, etc. Nem mesmo para as crianças. Basta conhecer as melhores condições de ergonomia e de reposição lacrimal para desfrutar de toda a tecnologia disponível sem receios infundados de agravos à saúde.


Laudo Costa Junior 
Neuro-oftalmologista: CRM 17640

Clínica São Lucas
Av. Otávio Santos, 395 ‒ Recreio, Centro Médico Altamirando Costa, Vitória da Conquista/BA
Fone: 77 3423-3749

Av. Frei Benjamin, 2670 B, Bairro Brasil, Vitória da Conquista/BA
Fone: 3424-6315

Centro Médico Santa Luzia
Rua Góes Calmon, 03, Centro, Vitória da Conquista/BA
Fone: 3422-5716

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz (14) 3322-2465

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização