Mamas: muito além da beleza estética!

Cuidado com a saúde das mamas deve ser em tempo integral

Ao longo dos últimos séculos a preocupação com o corpo perfeito vem sendo associada à imagem feminina e isto tem incentivado cada dia mais a busca pela aparência ideal. As mamas são órgãos intimamente relacionados com a sensualidade da mulher e qualquer possibilidade de perdê-las ou de ficarem defeituosas, em decorrência de alguma patologia, gera um grande abalo emocional.

      O câncer de mama tem causado muita preocupação entre as mulheres e sua incidência aumenta a cada ano, sendo considerado o câncer mais frequente no Brasil, entre o sexo feminino. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior será a chance de sucesso no tratamento e de se realizar uma cirurgia menos invasiva, além de resultados estéticos satisfatórios. As reconstruções mamárias, utilizando as técnicas oncoplásticas, estão sendo cada vez mais realizadas para melhorar os resultados finais das cirurgias e elas podem ser imediatas (no mesmo ato da retirada do tumor) ou tardias. Podem ser realizadas com próteses de silicone, expansores ou retalhos cutâneos da própria paciente.

       Para se ter um diagnóstico precoce, as mulheres devem procurar o mastologista sempre que houver qualquer sinal de anormalidade, como a presença de nódulos nas mamas ou axilas, secreção no mamilo, retração, abaulamento ou alteração da cor da pele. E mesmo que não haja nenhum sintoma anormal, o exame clínico deve ser feito anualmente após os 30 anos de idade (Projeto diretrizes do Ministério da Saúde) e a mamografia, também anualmente, após os 40 anos.   

       Vale ressaltar que as pacientes de alto risco devem iniciar seu controle 10 anos antes da idade da parente mais jovem acometida. O risco elevado de câncer de mama inclui: histórico familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos ou de câncer bilateral e/ou de ovário em qualquer idade, diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atipia ou neoplasia lobular in situ, história familiar de câncer de mama masculino e história pessoal de câncer de mama.

       Mama saudável é mama bem cuidada. Preserve a saúde da sua mama, procure o mastologista com regularidade. 

 


Janaina de Matos Sarrizo de Lisboa
Mastologista
CRM 16435

Reumasto
Centro Médico Altamirando da Costa Lima
Avenida Otávio Santos, 395, 3º andar, salas 303/304, Bairro Recreio
Telefone: (77) 3421-3428 / 98805-3428 / 99942-2074

E-mail: reumasto@gmail.com
Facebook: @reumasto

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização