Atendimento odontológico em casa!

A saúde bucal não pode ser deixada de lado

O serviço de assistência domiciliar odontológica (Home Care) visa oferecer cuidados bucais às pessoas impossibilitadas a buscar tratamento na comunidade.
Não raro, percebe-se que a saúde bucal é negligenciada ou esquecida quando o paciente apresenta algum problema grave de saúde geral, passando a ocupar pouco espaço na rotina de cuidados pessoais de pacientes que geralmente se encontram imunodeprimidos. No entanto, é neste momento que os cuidados devem ser redobrados.

A atenção à saúde da boca é imprescindível, pois ela é a porta de entrada para muitos microrganismos que podem desencadear complicações e manifestações sistêmicas severas.
Problemas como insuficiência cardíaca congestiva, doença cerebrovascular, infarto do miocárdio, doença renal, doença vascular periférica, diabetes melito, doenças neurológicas, dentre outras, influenciam e sofrem influência das condições bucais. Principalmente da região periodontal, como gengiva, tecido ósseo e ligamentos que “seguram” os nossos dentes na boca.

Pacientes oncológicos, com doenças autoimunes ou qualquer outra patologia que exija uso contínuo de medicamentos, apresentam maior risco as alterações salivares que favorecem o mau hálito, gosto ruim, desconforto bucal, dificuldade de deglutição, lesões de cárie (doença infectocontagiosa) e dificuldade em usar próteses totais. Além de sentir ardências bucais, fragilidade capilar resultando sangramentos da mucosa bucal, mucosite, doença periodontal como gengivite e periodontite, formação de cálculo, entre outros.

Ressaltamos nestes casos, os transtornos de deglutição que favorecem a aspiração do conteúdo bucal e da orofaringe, situação que pode predispor o paciente a doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) e pneumonias que acontecem de forma recorrente. Isso irá resultar em internações hospitalares repetitivas, principalmente em pacientes com baixo nível de consciência.

Se você tem em casa alguém que está com a saúde comprometida, não deixe de contatar um profissional capacitado para cuidar de sua saúde bucal.
Siga as recomendações de higiene e tratamento especificadas pelo Cirurgião Dentista e não deixe de remarcar o acompanhamento.

(Fonte: www.grupooris.com.br/home-care-odontologico)

 


Ivigna Ferraz
Cirurgiã-dentista
CRO-Ba: 10489
Atendimento a pacientes com necessidades especiais e clínica geral

Vitória da Conquista-BA
Alameda Adriano Bernades, 02, Centro
Tel: (77) 99838-4889 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização