Glaucoma

Você precisa conhecer para se cuidar!

Muito se fala sobre o glaucoma, mas você sabe realmente o que é isso? Trata-se de uma doença do nervo óptico, que leva a luz convertida em impulsos nervosos nos olhos até o cérebro, onde ela é processada gerando a visão. Se esta ligação for desfeita, perde-se a capacidade de enxergar. No glaucoma a perda é muito lenta, levando algumas décadas para chegar à cegueira. E por começar tão lentamente e na periferia dos campos visuais, ela passa despercebida pelo portador que não faz ideia de que está caminhando para ficar cego. A doença somente é diagnosticada quando o paciente se apresenta para consulta médica e o oftalmologista examina os nervos dos olhos detectando alterações sugestivas de glaucoma.

Antigamente se achava que o glaucoma era causado pela pressão ocular, pois quando conseguimos baixá-la a doença pode ser contida e a visão preservada. Porém, com o avanço dos estudos, hoje descobrimos que muitos olhos com pressão elevada jamais desenvolverão o glaucoma, e por outro lado há olhos com glaucoma francamente manifesto sem jamais apresentarem uma pressão mais alta. Por isso se considera a pressão ocular como um fator de risco para a doença, e não sua causa.

Nas pessoas que fazem acompanhamento anual com o oftalmologista, tudo pode ser detectado bem no início, permitindo maiores possibilidades de tratamento, já que a perda visual no glaucoma é irreversível e, portanto, quando mais cedo for detida tanto menor será o impacto na vida do paciente. O tratamento inicial ainda é por meio de colírios, mas quando estes não conseguem levar a pressão ocular para níveis seguros, é necessário recorrer à cirurgia de Trabeculectomia.

Infelizmente, muitas vezes há demora na indicação da cirurgia porque os pacientes nem sempre retornam ao mesmo médico, e ao serem tratados por diferentes profissionais acabam impedindo a detecção da progressão da doença, permitindo o seu avanço e tornando o tratamento cada vez mais difícil. No glaucoma, a comparação dos registros clínicos atuais com os antigos é a melhor avaliação do tratamento. Portanto, se você tem glaucoma solicite ao seu médico o seu histórico completo e todos os exames realizados e os tenha sempre guardados em segurança para levar com você em toda nova consulta.

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização