Cegueira Canina
observar os sintomas precocemente pode ajudar seu amigo

Seu melhor amigo não vai ser sempre agitado e esperto. Conforme os anos vão passando a insegurança do seu cão vai lhe despertar um medo: e se ele estiver ficando cego? A cegueira canina é muito comum e pode ser resultado de diversas doenças como: glaucoma, catarata, uveíte (inflamação intra-ocular), lesões de córnea, doenças da retina, olho seco, traumas e doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão arterial e até mesmo consequência da doença transmitida por carrapatos.
Algumas formas de cegueira têm prevenção ou cura, outras não. Algumas se dão pela idade do cão, outras podem ser precoces e o dono e o animal vão ter que se adaptar a nova condição. Porém, não fique amedrontado, pois os cães e gatos se ajustam rapidamente utilizando outros sentidos como a audição e olfato e dentro do seu ambiente, conseguem desviar dos móveis e objetos vivendo por mais muito tempo.
Para prevenir a cegueira canina, alguns cuidados são imprescindíveis como: alimentação adequada e vacinas em dia. Isso pode prevenir algumas afecções oculares de origem inflamatória associada a doenças.
Já no caso de alterações oculares associadas à velhice ou de origem hereditária, pouco se pode fazer. Os médicos afirmam que a observação do seu pet é importante, pois se identificado o problema precocemente, a chances de preservar a visão por mais tempo é maior.
Fique atento a sinais como: lacrimejamento excessivo, secreção ocular, olho vermelho, coceira, olho fechado, piscando exageradamente, mudanças no aspecto dos olhos, desorientação, insegurança e mudanças de comportamento.
Se seu cãosinho já está cego e foi constatado que nada se pode fazer, alguns cuidados devem ser tomados para que ele continue vivendo normalmente. Por exemplo, a disposição dos móveis da casa deve ser mantida para que o animal “decore” seu trajeto e os lugares da água e ração devem ser os mesmos sempre. Escadas, piscinas e lajes devem ser fechadas com grades ou redes para que o animal não sofra nenhum acidente pois isso é muito comum principalmente no inicio da doença.
MAIS LIDAS GERAL
Conheça a VIBROLIPO com o cirurgião plástico Dr. Renée
2VermesDoutor, meu filho tem vermes, e agora?
3O que posso ter: cágado,...Saiba mais e escolha melhor
4Saiba mais sobre os prós e...O método é usado por mais de 30 milhões de casais em...
5Por que levamos choque ao...Aquele momento que você encosta em alguém e sente um leve...