CAFÉ FAZ BEM PARA PELE, SIM!

E pode ser um importante aliado nos tratamentos estéticos

Ele é uma das bebidas prediletas dos brasileiros! Café de manhã cedinho para despertar, um cafezinho logo depois do almoço, no fim da tarde para colocar o papo em dia com os amigos...  Mas usar a bebida em tratamentos de pele e de cabelo? Isso é novidade!

Já são conhecidos os benefícios que o consumo de café pode trazer para a saúde, principalmente como um estimulador do foco e da atenção, mas suas propriedades terapêuticas também têm sido grandes aliadas na área de estética sob forma de cremes e loções.

Foi pensando em expandir a aplicação do café para além do seu consumo como bebida que o professor Ramon Pires coordena um projeto com os estudantes do curso de Estética, da Faculdade Fainor (Faculdade Independente do Nordeste) para estudar e criar fórmulas a base de café e aplicá-los em pacientes do Núcleo de Estética da instituição, analisando os resultados e efeitos desses produtos. “A ideia é aproveitar as propriedades terapêuticas do café, que por ser rico em compostos fenólicos, cafeína e lipídeos propiciam melhor toque sensorial aos cosméticos à base do óleo de café, bem como pode auxiliar no tratamento de celulite, crescimento capilar e redução de gordura localizada”, explica o professor.

 

PELE

Nos compostos do café verde ou subprodutos – como casca, pó torrefado e borra – existem algumas propriedades lipolíticas, de quebra de gordura, que são usadas como redutores de medidas. Sem contar que também agem como um antiinflamatório que auxilia no tratamento da celulite, além de ser um potente esfoliante natural para uso tópico. “A utilização da borra do café em cremes e sabonetes também tem sido aplicada por promover a esfoliação física da pele ajudando na renovação celular”, destaca Ramon.

Dentre tantos benefícios para o tratamento estético, o café funciona também como um importante antioxidante podendo ser utilizado como fotoprotetor solar protegendo a pele dos fatores que causam o envelhecimento precoce, bem como ajudar na prevenção do câncer.

CABELO

A cafeína, metilxantinas, compostos fenólicos, cafestol e a vitamina B3M também são os responsáveis pela melhora da microcirculação que podem ser muito úteis para o cabelo, pois melhoram a oxigenação e nutrição dos fios, protegem contra a queda e auxiliam no crescimento saudável.

Mas como todo e qualquer produto, sintético ou natural, usar o pó do café indiscriminadamente pode trazer riscos para quem utiliza. Não é só reaproveitar a borra que fica depois do café passado e aplicar no rosto ou no cabelo, como alerta o professor. “Em se tratando da formulação e utilização caseira desses produtos é importante observar se o paciente não tem alergias prévias, se o pó de café ou a borra estão isentos de contaminação microbiológica ou resíduos químicos. Deve-se também ter cuidados quanto a área onde serão aplicados, a frequência e o tempo de uso”.

Então, para evitar que sua pele sofra algum dano, é importante procurar por orientação e atendimento especializado de profissionais qualificados como dermatologistas, esteticistas ou cosmetólogos, eles irão fazer o acompanhamento necessário para que sua pele fique ainda mais bonita e saudável.

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização