5 alimentos para cuidar dos seus cabelos

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”

Você é o que você come! Esse ditado não é novo, mas nunca fez tanto sentido quando o assunto é saúde e alimentação. Tudo o que comemos, a depender do valor nutricional do alimento, pode nos fazer bem ou mal. Por isso sempre deve haver o bom senso na hora de escolher o que vamos comer e optar sempre por uma alimentação o mais natural possível.

Mas, e quando a má alimentação prejudica a saúde do nossos cabelos? De acordo com João Gabriel Nunes, dermatologista e especialista em tricologia, um dos motivos recorrentes para que isso aconteça é a falta ou excesso de alguns nutrientes que atrapalham a saúde do couro cabeludo ao interferirem no ciclo de vida do cabelo. “Indivíduos que não se alimentam de forma adequada causam deficiência de alguns nutrientes para o organismo, principalmente quando a alimentação é pobre em proteína. A ausência desses nutrientes é um dos principais fatores que motivam a queda dos fios”, explica o especialista.

Alguns alimentos contém propriedades específicas para suprir algumas necessidades dos fios. “Leguminosas como feijão e lentilha, quando combinadas ao arroz, resultam em uma mistura de proteínas que dão origem a queratina, principal componente de fortalecimento dos cabelos. A ingestão regular desses alimentos protege o fio da queda”, esclarece João Gabriel.

Se o objetivo for a tonificação dos fios, alimentos ricos em magnésio, como os frutos do mar, são importantes aliados na formação de proteínas ricas que fortalecem os cabelos. Agora, se você quer evitar fios opacos e quebradiços, os alimentos indicados são aqueles ricos em cálcio, como leites e derivados. 

Além de ingerir esses alimentos, quem busca mais opções de tratamento podem aplica-los também diretamente no fio. Uma dica fácil e rápida do especialista é o uso do vinagre de maçã, que quando aplicado, além de hidratar e dar brilho para o cabelo seco e ressecado, é capaz de reduzir pontas duplas, ajudar nos tratamentos contra caspas e dermatites no couro cabeludo e estimular o crescimento. Um lembrete: uma análise prévia feita por um especialista é sempre necessária, pois o uso em excesso do vinagre pode ser prejudicial.

Não só o cabelo, mas todo o organismo também se beneficia quando você se alimenta de forma saudável. Manter o corpo hidratado ao consumir bastante água, ajuda na hidratação da pele e dos fios. Uma alimentação variada e “colorida” é suficiente para suprir as necessidades das madeiras. Por isso o especialista listou cinco alimentos essenciais que colaboram com a saúde das raízes dos cabelos. Veja!

 

5 ALIMENTOS QUE FAVORECEM A SAÚDE DOS FIOS

1) Frutas Vermelhas (morango, blueberry, cereja)

As frutas vermelhas e roxas são antioxidantes, ricas em vitamina B e contribuem para o funcionamento das células. Por serem ricas em vitaminas, as frutas vermelhas nos proporcionam energia, brilho e maciez aos cabelos.

2) Castanhas e amêndoas

A castanha é um alimento muito rico em cobre. Este mineral é responsável pela síntese do colágeno que dá estrutura ao fio, ajudando no crescimento e agindo nos pigmentos responsáveis pela cor do cabelo.

3) Gengibre

O gengibre é um dos principais aliados para evitar a queda do cabelo e promover o crescimento dos fios. Além de ser antiinflamatório, o alimento possui capacidade natural de estimular o fluxo sanguíneo do couro cabeludo, estimulando ao mesmo tempo os folículos do cabelo, resultando em seu crescimento. Os ácidos graxos do gengibre são excelentes para cabelos finos, pois favorecem sua restauração.

4) Peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha)

Ótimas fontes de ômega 3 para combater os problemas de cabelos secos e quebradiços, auxiliando também no controle da queda dos fios e ativação da circulação sanguínea no couro cabeludo. Os ácidos graxos presentes no ômega 3 nutrem os folículos pilosos, necessários para manter a membrana celular fluida, pois com isso se mantém a elasticidade e brilho do cabelo, tornando os fios mais fortes e saudáveis.

5) Espinafre

O espinafre é rico em betacaroteno, que ajuda muito na vitalidade e crescimento das madeixas, pois colabora na manutenção dos tecidos e cabelos. Por conter antioxidantes, contribui para que não haja estresse oxidativo e morte do bulbo capilar, o que além, de provocar queda de cabelo, pode deixá-los mais grisalhos.

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