CERVEJA ARTESANAL

O sonho de consumo dos apaixonados pela bebida

A cerveja caiu no gosto dos brasileiros. Antigamente, uma bebida muito associada aos homens, hoje, ela faz sucesso também entre as mulheres e o Brasil é o 17º país que mais consome cerveja no mundo. Outro dado que impressiona é a produção Brasileira: São mais de 13,3 bilhões de litros produzidos todos os anos, o 3º maior produtor do planeta.

E o mais interessante nesse panorama é que muitos brasileiros se aventuraram nessa produção e o consumo de cervejas artesanais também cresceu. Nesta edição especial para os homens resolvemos contar a história de um grupo de amigos que se conheceram na época da faculdade em Ourinhos, e hoje estão fazendo cerveja na capital paulista.

Luis Berti, o “Donna Lurdes” (apelidode faculdade por ser amigo das vizinhas) conta que todos se conheceram na época que cursavam geografia na Unesp de Ourinhos e moravam na república “Sua Tia”, que existe até hoje. A cerveja produzida pelos amigos Luis, Caio, Bruno e Amir e outros colaboradores, intitulada Van Der Ale foi iniciada em 2004 com o equipamento do pai de Luis e o conhecimento por livros.

“Pegamos o equipamento junto com alguns grãos de malte (varrido do chão do porto, sem conhecimento de procedência), um pacote aberto de lúpulo e um sachê de fermento e fizemos a 1ª tentativa, improvisando o fermentador num galão de água vedado com fita adesiva. O resultado foi péssimo, uma cerveja completamente desbalanceada, com várias contaminações e offflavors, uma porcaria que apesar disso foi consumida com certo orgulho tipo "eu que fiz!"

Depois de muito estudo e experiências a nova produção teve um êxito muito grande e trouxe a motivação que faltava para o grupo. Já de volta a São Paulo, o pessoal passou a produzir sem parar. Com todos trabalhando em seus respectivos empregos, as atividades eram sempre aos domingos e nas madrugadas, e acabavam atraindo colegas e outros amigos curiosos.

Donna Lurdes conta que a ideia de produzir cerveja surgiu da incompatibilidade entre o gosto do grupo de amigos pelas cervejas no mercado, e também pelo baixo poder aquisitivo.

 

 

 

 

Hoje a Van Der Ale produz cerveja para eventos em São Paulo, fazem encomendas para festas, ministram cursos e palestras. “O sonho é um dia abandonarmos nossos empregos para nos dedicarmos integralmente à Van der Ale, isso inclui um bar próprio e o que mais o destino nos permitir”, finalizou.

 

Como se faz cerveja?

 

“Cerveja se faz com água, malte, lúpulo e capricho; a água deve ser de boa qualidade, pra fazer cerveja numa escala caseira um bom sistema de filtros com carvão ativado (pra extrair todo o cloro) atende bem. Os grãos devem ser de boa qualidade e é preciso algum estudo para combinar diversos tipos; é preciso uma moagem adequada para apenas quebrar a casca do grão sem triturá-la, isso pode gerar taninos e outros compostos indesejáveis; somado à água, o grão moído vai ter de ser mantidopor certo tempo em alguns graus de temperatura para favorecer o trabalho de diferentes enzimas (isso se chama rampa no jargão cervejeiro) que vão decompor o amido em açúcares menores

Após subidas de temperatura, filtragem, fervura, adições de lúpulo (s), resfriamento e alguns dias de espera, a bebida é engarrafada ou colocada em barril. Para quem quer fazer cerveja uma dica: comece estudando e conversando com pessoas que fazem, existem bons livros a respeito. Tente ser convidado para assistir o processo, caso se interesse, nós recomendamos começar com um equipamento para 20 litros, é mais fácil de encontrar receitas por aí para essa quantidade”, finalizou Luis Berti, o Donna Lurdes.

 

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz (14) 3322-2465

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização