Quando a viagem faz mal

Às vezes, pegar a estrada não faz tão bem assim

V iajar é uma santa terapia, sair da  rotina, conhecer novos lugares,  aventurar-se com os amigos  é uma forma maravilhosa de expandir seu conhecimento de mundo e incentivar sua criatividade. Mas nem todas as pessoas se dão bem ao viajar. Sintomas como náuseas, vertigem, enjoo e vômitos podem acontecer com qualquer um e são reflexos de uma grande sensibilidade aos movimentos, chamada cinetose.

O especialista em otorrinolaringologia, Dr. Rodrigo Pêgo explica que a cinetose não é uma doença, e sim um desconforto gerado pela mudança de espaço e um movimento fora do comum – como as viagens em qualquer tipo de locomoção (carro, avião, ônibus, navio). Todos os movimentos do corpo são percebidos pelo labirinto, visão, receptores dos músculos, tendões e articulações. Ao viajar pode acontecer um desacordo de informações entre os receptores do nosso organismo, causando a indisposição.

Mesmo não sendo uma doença em si, a condição da cinetose tem tratamento com um otorrinolaringologista. “Ele irá avaliar o labirinto e o sistema nervoso central, quanto antes for diagnosticado, melhor será para o paciente conseguir retomar sua rotina. No tratamento são passados exercícios repetitivos, às vezes usando até realidade virtual”, detalha Dr. Rodrigo. O médico também ressalta que dependendo do paciente, o tratamento pode ser periódico ou permanente.

A cinetose pode acometer qualquer pessoa, inclusive crianças de 2 a 12 anos de idades, segundo o especialista. Um grupo que sofre mais com a condição é o que tem enxaqueca, causada tanto pelos movimentos fora do habitual, quanto pelos movimentos da cabeça. Rodrigo também explica que é importante buscar ajuda, senão o indivíduo vai sempre sofrer com a condição ao viajar. “O especialista irá receitar medicamentos para serem usados preventivamente antes de iniciar o percurso e também outros para eliminar os sintomas”, finaliza o especialista.

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização