Quando a viagem faz mal
Às vezes, pegar a estrada não faz tão bem assim

V iajar é uma santa terapia, sair da rotina, conhecer novos lugares, aventurar-se com os amigos é uma forma maravilhosa de expandir seu conhecimento de mundo e incentivar sua criatividade. Mas nem todas as pessoas se dão bem ao viajar. Sintomas como náuseas, vertigem, enjoo e vômitos podem acontecer com qualquer um e são reflexos de uma grande sensibilidade aos movimentos, chamada cinetose.
O especialista em otorrinolaringologia, Dr. Rodrigo Pêgo explica que a cinetose não é uma doença, e sim um desconforto gerado pela mudança de espaço e um movimento fora do comum – como as viagens em qualquer tipo de locomoção (carro, avião, ônibus, navio). Todos os movimentos do corpo são percebidos pelo labirinto, visão, receptores dos músculos, tendões e articulações. Ao viajar pode acontecer um desacordo de informações entre os receptores do nosso organismo, causando a indisposição.
Mesmo não sendo uma doença em si, a condição da cinetose tem tratamento com um otorrinolaringologista. “Ele irá avaliar o labirinto e o sistema nervoso central, quanto antes for diagnosticado, melhor será para o paciente conseguir retomar sua rotina. No tratamento são passados exercícios repetitivos, às vezes usando até realidade virtual”, detalha Dr. Rodrigo. O médico também ressalta que dependendo do paciente, o tratamento pode ser periódico ou permanente.
A cinetose pode acometer qualquer pessoa, inclusive crianças de 2 a 12 anos de idades, segundo o especialista. Um grupo que sofre mais com a condição é o que tem enxaqueca, causada tanto pelos movimentos fora do habitual, quanto pelos movimentos da cabeça. Rodrigo também explica que é importante buscar ajuda, senão o indivíduo vai sempre sofrer com a condição ao viajar. “O especialista irá receitar medicamentos para serem usados preventivamente antes de iniciar o percurso e também outros para eliminar os sintomas”, finaliza o especialista.
MAIS LIDAS GERAL
Conheça a VIBROLIPO com o cirurgião plástico Dr. Renée
2VermesDoutor, meu filho tem vermes, e agora?
3O que posso ter: cágado,...Saiba mais e escolha melhor
4Saiba mais sobre os prós e...O método é usado por mais de 30 milhões de casais em...
5Por que levamos choque ao...Aquele momento que você encosta em alguém e sente um leve...