Nos bastidores da saúde

Biomedicina é a nova aposta da FTC na área da saúde com mais de 30 opções de atuação

Medicina clínica baseada nos princípios das ciências naturais, a Biomedicina pode ser ainda desconhecida pelo grande público, mas é por trás dela que estão diversos dos cuidados, tratamentos e medicamentos que necessitamos todos os dias para a conservação de nossas vidas.

É o biomédico que ao longo de décadas vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da ciência, descobrindo vacinas, novas técnicas de reprodução humana, atuando nas áreas da genética e engenharia genética, citopatologia, toxicologia, análises ambientais e até estética.

Ingressar neste campo, porém, era uma tarefa difícil por conta da concentração desse curso apenas nas capitais do País. Mas no ano de 2016, a FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências) trouxe o curso de Biomedicina para Vitória da Conquista, dando oportunidade aos entusiastas da área, além de contribuir com o próprio crescimento da área científica e médica da região.

O curso tem a duração média de quatro anos e foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 4 – numa escala de 1 a 5 –, o que representa um conceito muito positivo para o curso. Na graduação são oferecidas 49 disciplinas em diversas áreas do conhecimento, desde Ciências Humanas e Sociais, passando pelas Ciências Exatas, Ciências Biológicas até Ciências da Saúde, o que garante ao aluno uma formação completa.

Na FTC, o graduando em Biomedicina encontra laboratórios equipados em diversas áreas para a realização de aulas práticas, além de aulas de extensão e pesquisa. Imagenologia, Bromatologia e Estética são matérias também oferecidas durante a graduação, apresentando ao aluno outras possíveis áreas de atuação, sendo um dos cursos mais promissores neste campo.

Por ser o primeiro curso da cidade, o biomédico encontrará um amplo mercado de trabalho para explorar – atualmente, no Brasil, são mais de 30 opções de atuação. A média salarial do profissional varia de acordo com sua ocupação e área.

 

Principais áreas de atuação de um biomédico

 

Análise clínica

Desenvolve análises; assume responsabilidade técnica e firma os respectivos laudos; tem competência legal para assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfusionais; além de ser capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção dessas atividades.

Banco de sangue

Realiza todas as tarefas, com exclusão, apenas, de transfusão; tem competência legal para assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfusionais; é capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção dessas atividades.

Análises ambientais

Produz análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente.

Trabalho em indústrias

O profissional biomédico pode trabalhar em indústrias químicas e biológicas na produção de soros, vacinas, reagentes etc.

Análises bromatológicas

Neste campo, o biomédico realiza análises para aferição de qualidade dos alimentos.

Imagenologia

Esta área de atuação é relacionada a de raio-X, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, Medicina Nuclear, excluída a interpretação de laudos.

Acupuntura

A técnica milenar chinesa pode ser aplicada pelo profissional da Biomedicina de forma completa, utilizando os métodos e as técnicas de Acupuntura.

Biologia Molecular 

Aqui, a atividade é coletar materiais, analisar, interpretar, emitir e assinar laudos e pareceres técnicos.

Genética

Participar de pesquisas em todas as áreas da genética, como coordenador ou membro da equipe; desenvolve exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), realizando as culturas, preparações citológicas e análises; assume a responsabilidade técnica, elaborando e firmando os respectivos laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor, ou diretamente aos pacientes, como aconselhador genético.

Pesquisa básica e aplicada

Pesquisa na área de saúde e biologia, sendo o responsável científico, no intuito de contribuir para a elucidação de fenômenos de natureza biológica e desenvolver tecnologias ligadas à área.

Docência

Ministra aulas para alunos de nível superior nas diversas instituições de ensino do País, gerando assim, mais profissionais capacitados na área.

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização