PROJETO “CURTIR AS FESTAS SEM CULPA”!

Confira as dicas para aproveitar o verão sem brigar com a balança

Chega o verão e, junto com ele, as festas e comemorações de fim de ano para nos forçar a “meter o pé na jaca” com todas as guloseimas e comidas típicas dessa época - e que acabam nos deixando com alguns quilinhos a mais na balança. Mas calma! A +Saúde trouxe várias dicas para você curtir bastante essa época do ano, comendo bem e sem remorsos. Nas próximas páginas, duas especialistas apresentam estratégias infalíveis para você aproveitar sem culpa.

A especialista em Nutrição Funcional e Esportiva Nayara Cavalcanti Ares, e também coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), diz que a palavra-chave para não perder o controle na alimentação é o planejamento. “É bacana saber em quantas festas você vai e o que será servido. Você não precisa comer de tudo em todas as festas... Se sabe, por exemplo, que no sábado haverá aquele risoto imperdível, segura a onda na semana, afinal, o equilíbrio é fundamental”, orienta Nayara.

E aqui vão mais algumas dicas da nutricionista:

* Não exagere nos petiscos

Geralmente, são servidos antes das refeições e as opções não são as mais saudáveis. Podemos substituir por palitinhos de cenoura ou pepino e patês de atum, frango, berinjela, grão de bico... Eles podem ser feitos com biomassa de banana, ou não!

* Evite comidas muito pesadas

Dias quentes pedem pratos leves, então aproveite que é verão e ‘se joga’ na salada!

* Substitua os refrigerantes

Essas bebidas são carregadas de açúcar e não têm nenhum nutriente. Ao invés de bebê-las, escolha um suco de fruta da estação (sem coar para garantir as fibras). Você pode associar a uma hortaliça para aumentar o valor nutritivo e deixar mais refrescante! A água de coco ou água com gás e limão, também podem ser boas opções.

* Fuja das bebidas alcoólicas

Elas possuem MUITA caloria vazia, ou seja, não tem nada ali, nada mesmo. Só vai te trazer peso na balança e dor de cabeça! Mas se for beber, que seja com moderação e intercalando a ingestão de bebidas alcoólicas com água.

* Gosta de farofa?

Uma boa opção é trocar a farinha tradicional por mix de farinhas como a de amêndoa, linhaça ou côco. Acrescente alguns ingredientes como ovo, salsinha, cenoura ralada e cebola, fica divino e cheio de nutrientes!

* Aposte na salada!

Antes de jantar, coma um belo prato de salada. Isso deixará você saciado. Vale colocar folhas, tomate cereja, damasco, endívias, lentilha e figos. Regue com um molho à base de iogurte natural ou com um creme de macadâmia e mostarda dijon...Ficará deliciosa!

* Selecione bem os ingredientes

Se você vai servir o jantar, o melhor presente que você pode dar para seu convidado é saúde e sabor à mesa. Uma maneira de fazer isso é escolhendo bem os ingredientes. Se possível, compre alimentos orgânicos, sirva de acordo com o paladar dos convidados e prefira alimentos da estação.

* Frutas de sobremesa!

Elas podem estar disponíveis em uma linda bandeja e você pode oferecer molhos para regar aqueles que desejarem - ganache de chocolate meio amargo vai muito bem!

* Mais Planejamento

É importante olhar tudo o que tem disponível e escolher o que vai comer. Não vale comer tudo o que vê pela frente!

 

>>> PARA MANTER A BOA FORMA <<<

Antes da chegada do verão é comum vermos as academias lotadas de gente suando a camisa em busca do corpo perfeito para curtir o verão sem vergonha de escondê-lo. O problema é que em meio a tantas festas, muitos perdem o controle e acabam deixando os exercícios de lado. A coach de emagrecimento do programa Afine-se, Vanessa Facolni, também nos deu algumas dicas de como manter o corpo em forma durante esse período. Veja:

*Não arrume desculpas

Encontre um tempinho para fazer um exercício físico! Isso pode até te ajudar a diminuir o estresse do dia. Quando aumentamos o consumo de bebidas e comidas é natural precisarmos aumentar também o nosso gasto calórico para evitar aquelas gordurinhas indesejadas. Tire pelo menos 30 minutos do seu dia para praticar alguma atividade física.

* Faça treinos curtos e intensos

Os exercícios Hiit – exercícios intervalados de alta intensidade e curta duração – são uma boa recomendação. A metodologia Tabata, como também é conhecido, requer apenas quatro minutos e acelera seu metabolismo basal por até nove vezes mais que outros exercícios. Faça oito ciclos em alta intensidade com 20 segundos de exercícios e 10 de descanso.

* Talvez não seja fome

Quando pensar em comer algo ou achar que está com muita fome, beba água. Talvez pode ser só sede. O corpo, muitas vezes, não sabe distinguir fome de sede: se você beber água e passar a fome, então já sabe... Sem pressa, em vez de encher o prato, se alimente com calma, coma pouco e se ao terminar ainda achar que está com fome, espere quatro minutos. Esse é o tempo que o cérebro precisa para distinguir entre a fome real e a vontade de comer.

* Não saia do controle. Respire!

Quando vier aquela vontade, saia do ambiente tentador e faça um acordo consigo mesmo. Dê uma nota quantitativa de 1 a 10 para medir o nível da sua vontade. Respire devagar durante um minuto. Após respirar, dê uma nota de 1 a 10 de novo. Normalmente essa nota abaixa e isso te deixará mais tranquilo com a sensação de controle, trazendo a calmaria para que curta a festa e as pessoas.

* Mantenha o planejamento

Planeje com antecedência a sua alimentação durante os dias de festas. Sem você perceber, a nossa mente primitiva já está pré-disposta a ceder ou não, já tomou a decisão por nós. Por exemplo: se, desde a sexta-feira anterior, você já toma decisão que vai comer no natal, imaginando aquele momento de comilança, então, você pode ajudar fazendo movimento contrário.  Se não definir que irá seguir o planejamento, já estará se sabotando.

 

Com todas essas dicas fica mais fácil passar por todas as tentações. Mas é sempre importante lembrar que as escolhas que te farão ganhar peso foram feitas ao longo do ano e não na semana do Natal. Então, procure sempre se alimentar bem, exercitar-se e buscar equilíbrio emocional, mental e espiritual. Se tudo estiver devidamente planejado, você vai aproveitar as festas sem culpa e com muita saúde e sabor no prato!

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