Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou!

10 motivos para tomar sol todos os dias

Como é bom acordar de manhã e receber os primeiros raios solares no rosto para lembrar como é bom viver a vida! Você já deve ter escutado por aí muitos conselhos para evitar a exposição ao sol e proteger a saúde da sua pele. Claro, é preciso tomar cuidado. Mas o sol não deve ser encarado como um vilão, pois existem inúmeros estudos comprovando a importância da Vitamina D como grande aliada na prevenção de doenças, como o diabetes melitus, na criança, a deficiência de vitamina D pode interferir até no crescimento.

Mas calma! Não é para você sair se expondo ao sol de qualquer forma, porque a radiação solar ainda é um dos fatores responsáveis pelo envelhecimento e surgimento do câncer de pele. E se tomamos sol nos horários de maior incidência de luz e abandonamos o protetor solar, nossa pele ficará sujeita aos danos causados por essa radiação como o aparecimento de manchas, linhas de expressão e até melanomas.

“Na dermatologia muitas doenças ocorrem pela exposição solar exagerada ou inadequada, por isso vamos tomar sol com bom senso e sempre com uma boa indicação para aproveitar o sol em alguns casos suplentes se necessário. Quando não houver contra indicação absoluta, a exposição solar pode ser bem indicada e é orientada em cada caso, de acordo com as necessidades individuais”, afirma Mayra Tosta, dermatologista da clínica OrtoDerm, em São Paulo.

Por isso o segredo, como tudo relacionado a saúde, está no equilíbrio. Tomar sol somente antes das 10h e após às 16h. E sempre pelo tempo de 15 a 30 minutos diários. O filtro solar continua sendo essencial!

Vejam quais são os benefícios de se manter os níveis da vitamina D elevados em nosso corpo:

1. Melhora o sistema imunológico

A exposição solar é muito utilizada na reumatologia para tratamento de doenças autoimunes como Lúpus eritematoso sistêmico, esclerose múltipla, entre outras patologias.

2. Auxilia no tratamento da psoríase e vitiligo

Não é só permitido, como também é recomendado para pessoas com psoríase ou vitiligo a exposição ao sol de forma moderada e com o uso indispensável do filtro solar até às 10h ou após as 16h. Cerca de 10 a 15 minutos são suficientes para diminuir os sintomas das doenças.

3. Reforça a saúde dos ossos

Muito utilizado na ortopedia e reumatologia para tratamento de osteoporose, já que a vitamina D ajuda na regulação da homeostase do cálcio.

4. Diminui o mau humor

Receber a luz do sol aumenta os níveis de serotonina no cérebro, neurotransmissor responsável pela regulação do nosso humor. Por isso, tomar sol logo cedo ou no fim da tarde pode ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes e promove a sensação de bem estar.

5. Combate a insônia

A exposição solar ajuda a regular o ciclo do sono, quando o corpo entende que é hora de descansar e dormir, evitando assim os episódios de insônia ou a dificuldade de adormecer.

6. Garante o bronzeado

Existem regras para você se expor ao sol e se for de forma correta, estimula a produção natural de melanina, o hormônio que dá a tonalidade mais escura à pele e tem a função de nos proteger os efeitos nocivos da absorção dos raios UVA e UVB.

7. Ajuda no combate do Alzheimer

Para os pacientes com essa doença, tomar sol diariamente é um cuidado essencial. A luz solar ajuda no tratamento reduzindo a agitação noturna, aumentando a qualidade do sono do paciente e diminuindo as insônias.

8. Reduz a pressão arterial

A vitamina D melhora a saúde das artérias, pois os bons níveis dessa substância no corpo promovem a vasodilatação, melhorando assim a pressão arterial de pessoas hipertensas e diminuindo os riscos de doenças e infartos.

9. Previne o Diabetes

Quando os níveis de vitamina D estão adequados, reduz as chances de resistência a insulina ou deficiência do hormônio no corpo.

10. Melhora os sintomas da Dermatite Atópica

A ação moderada do sol diminui a inflamação, a coceira e renova a pele. Geralmente essa doença se concentra nas dobras do corpo e no rosto, e acomete pessoas com bronquite, asma ou rinite.

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz (14) 3322-2465

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização