Vida saudável
Beber água é o “melhor remédio”

A água é o principal componente do corpo humano. Se tomarmos como referência uma pessoa adulta, 60% a 70% do seu corpo, portanto de seu peso, será composto por ela. Por isso, podemos sobreviver mais tempo sem nos alimentarmos de algo sólido do que sem ingerirmos água, o que causa desidratação – redução do volume de água no organismo, que pode gerar sérios danos à saúde, levando até à morte.
Como eliminamos água de nosso corpo o tempo todo, seja através do suor, respiração, urina etc., é necessário que reponhamos a quantidade de líquido perdido ou nosso organismo pedirá para que renovemos nosso estoque, é quando sentimos sede. Além disso, a água serve também, como aponta a nutricionista Alyne Santim, da Clínica Liliane Oppermann, para absorvermos nutrientes e melhorarmos nossos fluídos corporais.
Aliás, são incontáveis os benefícios da água em nosso corpo. “Além das fibras, ela é a base da nossa alimentação”, ressalta Alyne. Que ainda enfatiza que ela deve ser tomada pura e deve ser limpa, existindo diferenças entre água mineral e potável, no quesito de micronutrientes.
Mas a maior questão, afinal, é: quantos litros de água devemos tomar por dia? E a resposta é: depende! E realmente dependerá de vários fatores, como as particularidades genéticas e a rotina de cada um. “O recomendável é que o consumo seja de seis a oito copos por dia, totalizando cerca de dois litros de água”, indica Alyne. Há, ainda, estudos que apontam que o ideal seria o consumo diário de três litros de água.
Por exemplo, se uma pessoa tem uma alimentação baseada no consumo de legumes e verduras, ela possivelmente precisará tomar menos água. Já àquela com uma dieta rica em sódio, terá a necessidade de beber mais líquido. Vale ressaltar que o consumo excessivo de água – mais de 7 litros por dia para pessoas saudáveis, por exemplo (número que diminui no caso de portadores de doenças cardíacas, renais ou hepáticas) – também pode acarretar problemas de saúde, como a hiperidratação, que causa diluição excessiva do sódio presente no sangue provocando uma série de sintomas.
Por isso, conhecer as necessidades de nosso corpo e fazer checkups e visitas ao médico regularmente são as principais regras quando buscamos o equilíbrio de nossa saúde.
O que acontece quando você bebe a quantidade de água ideal para seu corpo?*
*Variável geral entre dois e três litros por dia
Sua pele fica melhor
A água elimina as toxinas que causam infecção dermal e espinhas
Você fica mais alerta
Esqueça o café! O motivo principal para o cansaço frequente é a desidratação
Você perde peso
Beba pelo menos um copo de água antes das refeições para reduzir a fome
Menos rugas
Pele desidratada causa rugas. A reidratação por ingestão de água pode visivelmente regenerar sua pele
O fígado funciona melhor
A água age eliminando as toxinas
Você sente menos dor muscular
Beber água aumenta a oxigenação dos músculos e dá a eles mais energia
Sua memória e concentração melhoram
Melhora os processos cognitivos e ajuda o cérebro a trabalhar mais rápido
Sua digestão fica melhor
Consumida antes das refeições, estimula o conduto gastrointestinal e também o peristaltismo. Também aumenta o metabolismo por até uma hora depois de consuma.
As defesas imunológicas ficam fortalecidas
Quando o corpo é tratado adequadamente com líquidos, o sistema imunológico funciona melhor
O humor melhora
A falta de água nas células do cérebro e do corpo é responsável por dores de cabeça e mau humor.
Fonte informações infográfico: Cuide-se
MAIS LIDAS GERAL
Conheça a VIBROLIPO com o cirurgião plástico Dr. Renée
2VermesDoutor, meu filho tem vermes, e agora?
3O que posso ter: cágado,...Saiba mais e escolha melhor
4Saiba mais sobre os prós e...O método é usado por mais de 30 milhões de casais em...
5Por que levamos choque ao...Aquele momento que você encosta em alguém e sente um leve...