Tendências fitness 2019

É hora de colocar as resoluções do ano novo em prática

Importada da língua inglesa, se há uma palavra que foi definitivamente incorporada ao vocabulário do brasileiro é a expressão “fitness”. Mais do que um termo da moda, ser fitness representa um estilo de vida; é estar fisicamente saudável e em forma, mantendo uma rotina diária de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Se na teoria, o conceito chama a atenção de muitos em busca de mais bem-estar e um corpo sarado. Na prática, porém, encontrar um programa regular de atividades físicas que atenda às nossas expectativas e limitações pode não ser tão simples assim.

 

Assim como no mundo da moda, a cada ano surgem e ressurgem novas tendências em modalidades de treinamento visando atender aos mais diferentes perfis - exercitando do corpo à mente. Afinal, mais do que emagrecer ou estar na moda, autoestima e qualidade de vida estão ligados ao equilíbrio e à satisfação pessoal. Por isso, encontrar atividades que nos dêem prazer é essencial para adotarmos e, sobretudo, mantermos esse novo lifestyle.

 

Em qualquer lugar, a qualquer hora

 

Mas quais são, afinal, as principais novidades do universo fitness para 2019? Tudo vai depender dos gostos e interesses de cada um. Se você quer fugir dos aparelhos de musculação, os treinamentos funcionais utilizando-se o peso do próprio corpo estão a cada dia mais em alta e vêm se provando bastante eficientes. Já para aqueles que curtem atividades outdoor, que tal praticar ioga (yoga) ou uma corrida no parque? Quer entrar em forma e ainda fazer amizade com pessoas com o mesmo objetivo que os seus? Os treinamentos em grupo são algumas das principais trends neste ano. Se a sua intenção, porém, é desenvolver força muscular, mas também se divertir, a modalidade Strong by Zumba vai te conquistar.

 

Giuliano Cangiani, master trainer em Strong By Zumba, explica que uma das principais tendências em treinamento atualmente está ligada à prática de exercícios em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, fugindo das rotinas convencionais (e para muitos assustadora) das academias tradicionais. Para te ajudar a encontrar a modalidade que mais combina com você e com o seu ritmo, a +Saúde listou algumas das atividades físicas que prometem ser as queridinhas dos aspirantes a um estilo de vida fitness em 2019, de acordo com a Faculdade Americana de Medicina Esportiva (ACSM). Escolha a sua e seja feliz!

 

Treino HIIT

 

A sigla significa Treino Intervalado de Alta Intensidade, combinando diferentes exercícios de força utilizando-se somente do peso do nosso próprio corpo. A prática traz uma série de vantagens, tais como o aumento do gasto calórico, melhora no condicionamento físico, além de maior resistência corporal e respiratória. Utilizar o peso do próprio corpo como instrumento para esses exercícios, ainda, pode aumentar a massa magra e tonificar nossos músculos. O treinamento frequente aliado a bons hábitos alimentares pode causar mudanças corporais de forma rápida e evidente.

 

Treinamento Funcional

 

Outra modalidade bastante democrática é o treinamento funcional. Nessa prática, o corpo é treinado por meio de movimentos corporais cotidianos, tais como pular, correr, agachar, girar e empurrar. É possível, ainda, que ao decorrer das atividades sejam inseridos objetos e outros tipos de exercícios, como os utilizados em treinos HIIT ou em lutas, despertando o interesse do praticante e aumentando o nível de dificuldade, bem como os resultados, do treinamento.

 

Ioga


Combinando a meditação com movimentos corporais, a Ioga é uma das práticas mais completas entre esses treinamentos. Conceito herdado de tradicionais disciplinas físicas indianas, proporciona uma série de benefícios físicos, mentais e até espirituais. Além de melhorar a postura e aumentar a flexibilidade do corpo, a ioga ajuda na oxigenação e na circulação sanguínea do corpo, atuando também na redução da ansiedade e no alívio de tensões, inclusive as temidas cólicas pré-menstruais (TPM).

 

Strong By Zumba

 

Treinamento de alta intensidade conduzido pelo ritmo da música, o Strong by Zumba (“Forte pela Zumba”, em tradução literal) mistura peso corporal e condicionamento muscular. Diferente da Zumba tradicional - que teve seus tempos áureos há alguns anos -, a modalidade da vez é ainda mais completa (e “hard core”), trazendo diversos tipos de saltos, agachamentos, flexões, além de movimentos de luta (jabs, esquiva e joelhadas).

 

Tecnologia a nosso favor


Se os computadores e smartphones eram frequentemente relacionados ao sedentarismo, na era fitness eles se tornam ótimos aliados para quem busca por mais praticidade e dinamismo em seu novo estilo de vida mais saudável e em movimento. Atualmente existem diversos aplicativos que podem auxiliar nas atividades físicas, seja cronometrando exercícios, medindo o ritmo cardíaco ou a distância percorrida até aqueles que oferecem treinos completos de acordo com nossos objetivos e que podem ser realizados até mesmo em casa ou num quarto de hotel durante uma viagem. Um dos mais populares é o Nike Training. Mas lembre-se nada substitui o profissional de educação física.

 

Mais Saúde em 2019  
 

Agora que você já está por dentro das principais tendências fitness para 2019, que tal deixar o sedentarismo no passado e colocar suas resoluções de levar uma vida mais feliz e saudável em prática? Depois você compartilha conosco os resultados nas redes sociais utilizando as hashtags #revistamaissaude, combinado?

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