Esquizofrenia

A anormalidade do comportamento

 

            Há anos, uma novela do horário nobre da TV Globo retratou um problema que até então ficava “escondido” dentro das casas das pessoas acometidas pela doença. O termo “esquizofrênico”, desconhecido de muitos, era um “pesadelo” na vida de Tarso, personagem vivido pelo ator Bruno Gagliasso.

De acordo com Fábio Augusto Carmo Zacura, formado pela Universidade do Oeste Paulista, com residência médica em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina de Marília, a esquizofrenia, uma doença mental crônica que afeta cerca de 1,5 milhão de brasileiros, acomete normalmente “os indivíduos no final da adolescência, início da fase adulta e, na mesma proporção, atinge homens e mulheres”, explica.

Segundo Dr. Zacura, que atua na área há 11 anos, o diagnóstico da doença deve ser feito o mais rápido possível. “Quanto antes iniciarmos o tratamento, melhor será a evolução e consequentemente a melhora da qualidade de vida dos pacientes acometidos pela doença. O diagnóstico multifatorial só deve ser feito por um especialista”, relata o psiquiatra.

 

Sintomas

Os sintomas da Esquizofrenia se dividem em dois grupos:

1) Sintomas Negativos: apatia, pensamento empobrecido, afeto frio e indiferença frente às situações do cotidiano. Esses sintomas não respondem aos medicamentos.

2) Sintomas Positivos: agitação psicomotora, pensamentos delirantes (ex: paciente acredita estar sendo perseguido), além de alucinações (pessoas ouvem vozes de comando). Esses sintomas são muito bem controlados com medicamentos e psicoterapia.

Causas e Tratamento

            As causas da esquizofrenia ainda não são bem definidas. “Sabemos que tem um componente genético importante, pois é frequente encontrarmos pacientes esquizofrênicos entre familiares com a doença”, destaca o psiquiatra.

Segundo Fabio Zacura, “o tratamento é multidisciplinar e conta com o apoio de psiquiatra, psicólogo e terapeuta ocupacional”. O problema não tem cura, mas o tratamento com antipsicóticos e apoio psicossocial pode aliviar os sintomas da esquizofrenia e os portadores da doença conseguem ter uma vida normal.

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

14 99602-6689

celma@grpmais.com.br

Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos
CEP: 19.900-041

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Selecione a cidade mais próxima da sua região