Dores de cabeça

Estresse pode causar dor de cabeça sim!

Existe coisa mais desesperadora do que aquela dor de cabeça infeliz no final da tarde? Ou aquela dorsinha que fica ali, encomodando o dia todo? Infelizmente todo mundo já passou por isso e sabe o quanto é desesperador, não importa a intensidade. Atrapalha o trabalho, o lazer, o convívio familiar. E muita gente sofre de dores de cabeça constantes, motivo este de grande tristeza. Se você sofre e não sabe o motivo de suas dores, confira esta entrevista com o neurologista Dr. Gibran Franzoni Rufca.

 

Revista +Saúde - Dr. Gibran, a dor de cabeça pode ter vários fatores e deve ser analisada individualmente. Porém, o estresse do dia a dia pode causar dores de cabeça? Qual é a forma de se evitar esse problema?

Dr. Gibran - O estresse é um fator frequentemente associado às dores de cabeça principalmente nos dois tipos mais comuns. Na cefaléia tensional, o estresse pode ser causa sim, pois leva à tensão muscular craniana e cervical, que geram a dor de cabeça. Na enxaqueca, o estresse não é causa, mas é um fator que facilita o aparecimento de crises de dor. A melhor forma de evitar o estresse é adotar um estilo de vida saudável, com prática regular de exercícios físicos, uma dieta equilibrada e momentos de pausa das atividades diárias e lazer.

R+S - Analgésicos comuns podem trazer problemas posteriores se usados frequentemente? Eles podem perder o efeito também?

Dr. Gibran - Sim, os analgésicos podem causar diversos tipos de reações adversas que envolvem principalmente os rins, estômago e fígado, podendo causar danos irreversíveis a estes órgãos. Um fator associado a muitos medicamentos, inclusive aos analgésicos, é o fenômeno da tolerância, no qual a medida em que o organismo é exposto com frequência ao medicamento, o corpo o metaboliza mais facilmente, reduzindo o efeito da medicação.

R+S - Alguns alimentos podem desenvolver dores de cabeça em algumas pessoas? Quais tipos de alimentos?

Dr. Gibran - Muitos alimentos são facilitadores de crises de dor na enxaqueca. Os principais alimentos contra indicados para os pacientes em tratamento de dores de cabeça são: carne vermelha, queijo, gorduras e frituras em geral, chocolate, café e refrigerantes.

R+S - Ficar muito no computador, ou lendo, gera dor de cabeça?

Dr. Gibran - Os pacientes com enxaqueca tem muita sensibilidade à luz forte e luminosidade, portanto, o uso prolongado de computador e celulares pode desencadear crises. Portanto, sempre recomendamos não ficar muitas horas no computador ou com smartphones.

R+S-  O exercício físico diário pode aliviar as dores de cabeça?

Dr. Gibran - Sim, aliás, faz parte do tratamento das dores de cabeça. No caso da cefaléia tensional, o exercício físico atua diretamente na causa da dor que é a tensão muscular. Na enxaqueca, alivia as dores e ajuda a prevenir as crises de dor liberando substâncias analgésicas naturais e causando sensação de bem-estar.

R+S – Porque algumas pessoas tem mais propensão a ter dor de cabeça e outras quase nunca tiveram durante a vida?

Dr. Gibran - As dores de cabeça são provenientes de diversas doenças como vários tipos de enxaqueca, cefaléia tensional, cefaléia em salvas, cefaléia crônica diária e etc, e como qualquer problema de saúde, dependem de inúmeros fatores associados ao paciente, seu ambiente e estilo de vida, e por isso, algumas pessoas terão muitas dores ao longo da vida  e outras nunca terão.

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização