Sexualidade na infância

Conheça as fases da evolução da sexualidade

Assim como a natureza nos dá oportunidade de ter duas dentições “gratuitas”, também em relação à sexualidade, temos duas “chances de acertar”. A primeira vai até os oito a nove anos e a segunda na adolescência, com as mesmas cinco fases, confira:

 

I - Fase oral (o prazer através da boca): Se a criança tem dificuldades emocionais neste período, ela prolonga esta fase mamando demais, usando muita chupeta, comendo muito. Certamente a reedição (tentativa de preencher o que faltou) na adolescência acontecerá também com dificuldades. Quanta gente “enroscada” nesta fase, ainda adulta! O próprio uso de drogas, o cigarro, a latinha de cerveja.

 

II - Fase anal (o prazer do ânus): acontece na seqüência da fase oral e se caracteriza pelo descobrimento de sensações (boas e ruins) através de suas eliminações (fezes e urina). Esta fase acontece justamente quando a criança está vendo a diferença entre o sujo e o limpo, o certo e o errado, o feio e o bonito, o pode e o não pode. Fase do exibicionismo!

 

III - Fase genital (o prazer dos genitais): esta terceira fase começa quando a criança (em torno de dois ou três anos) descobre o prazer de se manipular, principalmente nos genitais. É nesta fase que começam as mentiras (ela se esconde para curtir o prazer) na vida de uma criança, principalmente porque ouvem dos pais estas mentiras acima descritas e outras até piores.

 

IV - Fase edipiana (Complexo de Édipo): aí pelos três ou quatro anos o menino que já se identificou com o modelo do pai desde intra-útero, agora pode realmente imitá-lo em tudo, querendo usar suas roupas, calçados, modo de agir, falar, a fim de “conquistar” a mãe para si. E a menina com a sua mãe, visando “conquistar” o pai.

 

V - Fase da liberdade: dos 6-7 anos de idade até a adolescência ocorre o período dos “bandos”, os grupinhos de meninos e de meninas – eles se contam segredinhos, se fortalecem e se preparam para reviver tudo de novo na adolescência. É a fase que começam a deixar a “fidelidade canina” aos pais e se transformam em “gatos”, não querendo mais acompanhar os modelos de casa.

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

14 99602-6689

celma@grpmais.com.br

Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos
CEP: 19.900-041

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Selecione a cidade mais próxima da sua região