Acabei de nascer!

Ensaio fotográfico Newborn deve ser feito com profissional habilitado, a fim de cuidar do bem-estar do bebê

O primeiro contato da mãe com o bebê é algo difícil de explicar. O desejo é parar no tempo e registrar na memória cada pequeno detalhe do filho porque, dali em diante, o tempo vai passar, as feições do bebê vão mudando e as roupas ficando menores a cada dia que passa. É por esse motivo que os pais aproveitam para registrar os primeiros momentos de vida do recém-nascido com um álbum de fotografia especial, mais conhecido como ensaio Newborn. Mas, além de buscar um bom profissional em fotografia é preciso técnica e cuidado para preservar a saúde do bebê.

Em geral, esse ensaio fotográfico é feito até os primeiros 20 dias de vida do bebê para facilitar algumas poses que vão além daquelas fotos tiradas na maternidade com o bebê embrulhado em mantas. Os fotógrafos Diego Áquila e Lily Sampaio, do estúdio Amor em Fotos, em Vitória da Conquista, explicam que a ideia do Newborn é aproveitar a memória ainda uterina do bebê para colocá-lo em posições que ele fazia ainda dentro da barriga da mãe, mas com uma produção que deixa tudo ainda mais fofo.

“Se a gente dobra as perninhas, por exemplo, ele não sentirá nenhum desconforto porque já estava tão acostumado a estar num lugar apertado dentro do útero que para o bebê vai ser confortável estar naquelas posições. Além disso ele dorme muito mais tempo nesse período. Por esse motivo é importante fazer o ensaio nesse período inicial pois, com o tempo, ele vai ter mais noção de espaço, vai dormir menos, surgem as cólicas e fica um pouco mais difícil”, conta Lily.

Como todos os pais, é inevitável não se preocupar com a segurança do bebê num  ensaio fotográfico como este, até porque nos primeiros dias a imunidade ainda é baixa e qualquer exposição inadequada pode prejudicá-lo de alguma forma. “Costumamos dizer que fotografar é o último passo de todo o processo! Até o menos importante de tudo isso, porque a gente precisa cuidar da higiene do espaço, dos acessórios que serão usados no bebê, da climatização do estúdio, ter noção de primeiros socorros, infectologia e alergias antes de qualquer coisa. Precisamos saber como lidar com o recém-nascido porque ele chega aqui sem nem ter tomado as vacinas ainda, então ele está muito vulnerável a qualquer tipo de problema, por isso todo esse cuidado”, afirma os fotógrafos.

Outro detalhe importante a se ressaltar é a competência técnica do profissional, porque não é qualquer fotógrafo que pode fazer um ensaio Newborn! Por isso, deve se escolher alguém especializado nesse assunto para realizar um trabalho tão delicado. “A gente que é pai, escolhe a dedo o médico que vai atender o nosso filho, então porque escolher qualquer fotógrafo para fazer o ensaio do seu neném sem qualquer tipo de critério? É extremamente importante escolher aquele profissional habilitado para não causar qualquer tipo de dano a saúde do recém-nascido”, alerta o fotógrafo Diego.

E mais do que isso, deve-se preocupar também com o bem-estar da mãe que está no período de puerpério (fase pós-parto), algumas ainda com pontos, com dificuldades para amamentar ou até mesmo com depressão pós-parto, por exemplo. Dessa forma, todo ambiente também deve estar favorável e cômodo para a saúde dessa mulher, porque ela é a responsável pelo andamento do ensaio. “Costumamos dizer que quando a energia do lugar está alta com a mãe muito ansiosa ou preocupada, o pai inseguro, o ensaio não rende muito bem. Mas se a energia está baixa, mais tranquila, e a mãe se sente segura, o ensaio flui. Por isso a nossa preocupação de oferecer toda essa segurança e conforto para a família”, destaca a fotógrafa.

E para facilitar a vida dos pais nesse momento, a Associação Brasileira de Fotógrafos de Récem-Nascidos, em seu site, recomenda aqueles profissionais que se adequam a todas as regras de segurança exigidas para a realização do Newborn.

Agora cá entre nós... Admirando essas fotos de ensaios Newborn dá até vontade de ter uma fofurinha dessas para registrar momentos como esses, até porque eles não devem ficar apenas na nossa memória!

 


Amor em Fotos
Telefones: (77) 34217343 | 98814-0984 | 99170-5867
Site: www.amoremfotos.com.br
Facebook: Amor em Fotos
Instagram: amoremfotosvc

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização