Slackline - O equilíbrio por um fio

Você pode não ter escutado ainda o nome “slackline”, mas com certeza já viu fotos ou vídeos de pessoas se equilibrando sobre uma fita de nylon. Esse é o esporte que está em alta nesse verão. Amigos e até mesmo grupos de várias idades se reúnem em praças e

Você pode não ter escutado ainda o nome “slackline”, mas com certeza já viu fotos ou vídeos de pessoas se equilibrando sobre uma fita de nylon. Esse é o esporte que está em alta nesse verão. Amigos e até mesmo grupos de várias idades se reúnem em praças e locais públicos onde é possível amarrar a fita para praticar o famoso “treino de equilíbrio”.

O esporte pode parecer uma imitação de técnicas de artistas circenses, mas está enganado quem pensou isso. O Slackline já é um esporte que existe desde os anos 80 e surgiu nos campos de escalada do Vale de Yosemite, nos Estados Unidos. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar.
Se você ficou interessado nesse esporte que inclusive pode te ajudar a perder alguns quilinhos, conheça um pouco mais sobre ele:

O que é?
O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão.

O que significa “Slackline”?
O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

Para quem é?
O Slackline é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de cinco anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline.

Benefícios?
O Slackline possui muitos benefícios físicos e também mentais. Destacamos o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como os maiores benefícios do Slackline. Pode inclusive perder peso com ele.

Como praticar?
Na internet já estão disponíveis kits de Slackline. Mas, basicamente, se resume em uma fita de nylon, com cerca de 1 cm de largura e esticadas de 7 m a 12 m de distância. Geralmente o material fica entre 30 cm a 1 m do solo.

Quanto tempo praticar?
Duas horas por dia de prática. Quanto mais dia, melhor.

Quais são as modalidades?
Longline - Prática em fitas com o comprimento a partir de 20 metros. Exige condicionamento físico já que, quanto maior o comprimento, mais força muscular é necessária para manter o equilíbrio.
Highline - Praticada em alturas superiores a cinco metros, exige conhecimento técnico, concentração e preparo físico. Também é importante praticar com equipamentos de segurança.
Waterline - É o esporte feito sobre a água - em praias, piscinas ou rios. O objetivo é não cair.
Surfline - Muito praticada como treinamento de equilíbrio para surfistas. Nessa categoria, deixa-se a fita mais solta e flexível, simulando os movimentos de equilíbrio do surfe.
Yogaline - É a prática da ioga sobre a fita do slackline, exige muita concentração e conhecimento das duas atividades.

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