4 dicas para turbinar seu treino no calor

Para suar ainda mais a camisa!

Em climas extremos exigem alto nível de atenção às reações do corpo durante a execução. Pessoas com vários anos de prática têm mais facilidade de lidar com essas situações já que se expuseram a várias delas e sabem como seus corpos reagirão.

– Nosso verão costumar ser quente e úmido, o que propicia o aumento da sudorese. O suor é resposta natural do corpo para esfria-lo. Use roupas leves para que o suor possa evaporar e assim esfriar o corpo, usar roupas pesadas ou de inverno para aumentar o suor não irá ajudar na sua performance nem irá queimar mais calorias.

– Se hidratar é fundamental, porém ingerir muita água durante a atividade pode ser prejudicial ao desempenho, dando um desconforto estomacal. A hidratação deve ocorrer antes da pratica, durante o treino ingerir pequenas quantidades apenas para umedecer as vias. Durante os treinos longos pode ingerir bebidas isotônicas para repor o sódio que se perde no suor também.

– Procure adaptar a intensidade do treino com os horários e picos de calor, por exemplo, treinos mais intensos ou longos fazer em horários que o sol está baixo entre 6, 7, 8 da noite ou da manhã. Evite treinar em horários quando o sol está mais forte, mas se não puder evitar faça treino moderados, e procure lugares com sombras para fazer seus exercícios.

– Calor em excesso pode provocar dores de cabeça, desidratação, tonturas e até desmaio. Então fique atento se sentir algum desses sintomas pare a atividade, busque uma sombra e resfrie-se.

Treino no verão

Para aproveitar os parque e as praias, vou dar um exemplo de treino onde você usa o aeróbio e anaeróbico juntos, esse treino é ótimo para ganhar condicionamento e emagrecimento, e este é só um exemplo de treino para você ver como é possível fazer uma boa atividade ao livre no verão.

Procure um profissional para lhe montar um treino adequado para você.

- 5min corrida/caminhada moderada

- 20 repetições Agachamentos livres – caso você seja iniciante pode usar um banco como referência. Pernas na linha do quadril, agache levando o quadril para trás, joelhos sempre na direção da ponta do pé.

- 20 repetições Reto abdominal – Deitado, aproveita a grama ou areia, mantenha os pés próximos do quadril, suba devagar apenas com a força do abdômen.

- 5min corrida/caminhada moderada

- 12 repetições Afundo - Dê um passo largo, agache levando o quadril para baixo e não para frente.

- 15 repetições de flexão de braço – se você for iniciante faça com o joelhos apoiados, ou use um banco para seu tronco ficar mais alto. Mantenha os braços na linha do peitoral com os cotovelos abertos, desça devagar até dois dedos do chão.  

- 5min corrida/caminhada moderada

15 repetições Remada na barra fixa – se você for avançado pode fazer a barra fixa. Coloque seu pé próximo à barra, se segure com um braço e estenda todo o cotovelo.

20 repetições Panturrilha em pé – use um degrau, apoie as pontas do pé suba o máximo possível e desça devagar até sentir alongar.

- 5min corrida/caminhada moderada

 

 

 

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização