Balé Fitness

Saiba quais os benefícios da modalidade que vem ganhando muitos adeptos por aí

Você já reparou no corpo das bailarinas? Nada de celulite ou flacidez, panturrilhas firmes e durinhas, barriga chapada. Tudo isso não é à toa... O balé exige muito treino, força e disciplina. Mas, sabia que mesmo que você não pretenda se tornar um bailarino ou bailarina profissional, pode aproveitar os conceitos da dança para ficar em forma? Imagine misturar um exercício abdominal com uma ponta de ballet clássico ou fazer uma adaptação do gran plie com o agachamento. Sim! Isso é possível graças ao Balé Fitness, uma modalidade adaptada do balé clássico com foco no desenvolvimento do tônus muscular. As atrizes Grazi Massafera, Flávia Alessandra e Taís Araújo são adeptas dessa prática que tem se tornado febre nas academias.

A bailarina Betina Dantas, professora e criadora do método do balé fitness, conta que decidiu criar essa modalidade quando machucou o seu tornozelo aos 14 anos de idade, impedindo-a de subir nas sapatilhas de ponta e, consequentemente, de dançar profissionalmente. “Eu queria continuar com o físico de bailarina e tive a ideia de unir essas duas coisas, e aí eu comecei a montar um circuito diferenciado que virou essa metodologia do balé fitness que são exercícios entre barra e solo com movimentos básicos do balé clássico misturados com exercícios de ginástica, como abdominais, flexões e agachamento”, explica a bailarina.

Você pode dizer: “mas eu nunca dancei balé na vida!”. E quem disse que isso é uma regra? Qualquer pessoa pode fazer a modalidade fitness mesmo sem nunca ter tido contato com a forma clássica da dança. E mais um detalhe: nada de caneleiras e halteres! O único peso a ser usado é o do próprio corpo para trabalhar a força, flexibilidade, equilíbrio e sustentação.

Mas não se engane, a malhação também é puxada! São cerca de 740 calorias que vão embora em apenas 30 minutos da atividade. “A aula é completa e feita em circuito para que seja trabalhado com todo o corpo, o que possibilita um alto gasto calórico e um poder de definição muscular muito bom com resultados obtidos em um tempo mais curto, que é o físico mais alongado, mais harmônico e tonificado. É uma aula de bailarina para quem nunca foi bailarina e quer ter um físico semelhante ao de uma”, conta Betina.

Para fazer aulas de balé fitness não é necessário ter uma sapatilha de ponta, porque o objetivo não é que a pessoa se torne uma bailarina de competição, por exemplo. Vale lembrar que a diferença entre as duas modalidades é muito grande. Enquanto o clássico, mesmo trabalhando bem com a musculatura, tem uma aula mais lenta, com grandes saltos e piruetas, o fitness vai trazer passos básicos do balé priorizando as repetições de exercícios de ginástica e o tempo de isometria – técnica que propõe manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo.

E para quem reclama da falta de tempo para praticar exercícios físicos durante a semana ou não gosta da monotonia da musculação, a professora avisa: “Você pode, e deve, trocar os aparelhos da academia pelo balé fitness. Não tem problema algum! O corpo fica definido tanto quanto na musculação, a diferença é só na hipertrofia, já que o corpo não fica marombado, mas sim alongado e durinho”.

Isso sem falar na melhora da postura corporal, porque como qualquer movimento de balé, exige-se sempre do praticante que eles sejam executados com a coluna reta, colaborando no fortalecimento os músculos das costas e peitoral.

Não existe restrição de idade para começar a praticar o balé fitness, é para todos os públicos e o ideal é que a pessoa frequente as aulas pelo menos três vezes na semana. Ah! E Betina lembra que esse método é licenciado em todo o Brasil e existe uma equipe de professores capacitados em seu Studio que ministra cursos em São Paulo e no Rio de Janeiro a cada três meses, com vários módulos de treinamento.

Então que tal tirar a sapatilha do armário e praticar o balé fitness? É uma excelente forma de arte e exercício para melhorar a postura, trazendo elegância e beleza. Além de te fazer suar e ajudar a esculpir o corpo com muita saúde!

 

Betina Dantas – criadora do método Ballet Fitness
@balletfitness
E-mail: studio@balletfitness.com.br

 

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