Tomar chá emagrece mesmo?

Consumo excessivo pode não ser tão saudável assim...

Quando a temperatura despenca nos termômetros, a chaleira na cozinha começa a apitar, pois o chá, além de ser uma das bebidas mais consumidas no mundo, é um grande aliado para nos manter aquecidos no inverno. E você deve conhecer alguém adepto do chazinho e que sempre vai te indicar pelo menos um tipo para resolver qualquer problema de saúde. Chá de camomila para ajudar a dormir, de limão para aliviar dor de cabeça, de boldo para amenizar aquela dor no estômago e até chás verdes para emagrecer!

É isso mesmo! Os chás, além de serem fitoterápicos, viraram verdadeiros amigos de quem busca perder alguns quilos na balança e diminuir a retenção de líquidos.  Os chás amarelo, verde, branco, preto e até o mate entram nessa lista de inúmeras opções para quem busca alcançar esse objetivo. Mas não se apegue a crença de que por serem feitos de ervas naturais a bebida não vai te fazer mal. Tudo em excesso pode trazer riscos para a saúde.

A nutricionista Laís Gomes, da Aliança Instituto de Oncologia, em Brasília, explica que a bebida possui alto potencial diurético, termogênico, anti-inflamatório e antioxidante. Por isso, existe um tipo de chá para atender as necessidades de cada organismo de forma individual. “Apesar dos benefícios, os diuréticos podem desidratar e sobrecarregar o sistema renal. Além disso, os chás ergogênicos (que aumentam a capacidade para o trabalho corporal ou mental) podem levar a taquicardia, por isso é importante ter orientação profissional e não seguir nenhuma dica sem acompanhamento médico”, alerta a especialista.

Chás que têm na sua composição a cafeína, como o mate ou preto, por exemplo, devem ser utilizados com moderação, "uma vez que a cafeína aumenta a secreção gástrica, ansiedade, taquicardia, entre outros efeitos adversos", orienta Laís.

Um tipo que caiu nas graças de quem busca redução de medidas merece atenção especial: o chá da flor de hibisco. O seu consumo tem contra indicações principalmente para quem sofre de problemas de pressão arterial e mulheres em idade fértil, pois o chá de hibisco pode diminuir os níveis de estrogênio, aumentando assim a dificuldade para engravidar. O recomendado é que se consuma apenas 200 ml dessa bebida por dia.

E aqui vai mais uma dica: jamais substitua a água pelo chá, pois cada um possui sua própria função. "Os chás podem ser utilizados todos os dias, mas a hidratação com água é primordial e deve ser realizada de forma adequada", afirma a nutricionista. Vale intercalar o consumo de um litro de água com um litro de chá, por exemplo, e de preferência sem açúcar.

E aqueles chás gelados que costumamos comprar no mercado? Bem, eles não são uma boa para quem busca emagrecer, pois costumam passar por processos industriais com aditivos químicos a fim de durarem por mais tempo e acabam perdendo as propriedades das ervas. Logo, eles não terão quantidade suficiente de fotoquímicos para ajudar você no processo de emagrecimento.

Se você ainda está em dúvida do poder emagrecedor do chá ou se isso é apenas boatos que espalham por aí, saiba não existe nenhum milagre! "A função emagrecedora do chá é real, mas deve ser aliada a uma alimentação saudável, ou seja, equilibrada em quantidade e qualidade, além da realização de atividade física frequente", finaliza Laís.

 

Dicas de chás e suas funções

• Verde: é desintoxicante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de acelerar o metabolismo, favorecendo a queima do tecido gorduroso.

• Preto: tem em sua composição a cafeína que, ao ser consumida de forma adequada, reduz a sensação de fadiga e sonolência, além de ter potencial termogênico.

• Gengibre: é uma erva que pode ser utilizada na forma de chá. É um potencial termogênico e anti-inflamatório que também atua no sistema digestivo.

• Canela: ótimo aliado no controle da glicose, reduz a vontade de consumir alimentos doces e apresenta capacidade de acelerar o metabolismo.

• Mate: tem ação antioxidante e estimulante para ajudar a reduzir a sensação de cansaço.

 

 

ASSINE NOSSO BOLETIM

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da revista

Matriz Ourinhos: (14) 3322-2465
Filial Vitória da Conquista: (77) 3422-4233

Matriz: contato@grpmais.com.br
Redação: redacao@grpmais.com.br

Matriz:
Rua Benjamin Constant, 499 
Vila Moraes - Ourinhos/SP
CEP: 19.900-041
 
Filial: 
Avenida Expedicionários, 753, Sala 1 
Cond. Vilarejo | Bairro Recreio - Vitória da Conquista/BA
CEP: 45.020-310

A REVISTA +SAÚDE FAZ PARTE DO GRUPO GRPMAIS
Revista +Saúde © Todos os direitos reservados

+SAÚDE na web:

Mudar minha localização